Extraído do Livro Coletânea de Estudos Bíblicos - Vol. 4 - Pág: 56
Sal e Luz
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.” Mateus 5:13-15.
Verso 13: “Vós sois o sal da terra.”
Verso 14: “Vós sois a luz do mundo.”
Temos nestes dois versículos a responsabilidade do cristão neste mundo.
O sal preserva e dá sabor. A luz brilha e se opõe às trevas que há no mundo que jaz no maligno. Os salvos no Senhor Jesus Cristo são o sal da terra que está contaminada pela corrupção, dando gosto ao que é insípido e purificando ao que dá mal cheiro espiritual. É desejo do Senhor Jesus Cristo, que os seus discípulos cumpram o que Ele ordenou em Marcos 16:15 – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”
O que entendemos que devemos ter contato com o mundo. O sal, para produzir os seus efeitos deve se misturar com o que é destinado a conservar e dar sabor.
Lucas 14:34 – “O sal é certamente bom; caso, porém, se torne insípido, como lhe restaurar o sabor?”
Lucas 14:35 – “Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
Nota: Salmos 113:5-8 – “Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas? O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra! Levanta o pobre do pó e do monturo levanta o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo.”
Entendemos que também a glória de Deus se revela no seu cuidado para com os angustiados, e, que Ele conhece todos os seus sofrimentos e aflições.
Insípido: O Senhor Jesus compara ao crente morno, indolente que não calcula o preço de segui-lo, como sal sem sabor. Apocalipse 3:15-16 – “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”
Vemos aqui o desgosto que o Senhor sente para com uma igreja espiritualmente morna, que não tem qualquer condição espiritual que seja promissora. É quando uma igreja abraça a acomodada atitude da soberba dos valores transitórios, materiais em conformidade com os padrões morais mundanos, o que é fatal, como lemos em Lucas 1:50-53 – “E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente; dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos.”
Colossenses 4:6 – “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”
Nota: Temperada com sal: Como a comida é temperada com sal, a vida e conversa do cristão deve ser agradável e atraente, e, jamais insípida ou morna, especialmente perante os descrentes. Para transmitirmos paz, necessitamos antes obtê-la, e, entendê-la como tranquilidade da alma.
João 14:27 – “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
Nota: Temos a convicção que o Senhor Jesus é a fonte de paz.
A paz é o resultado da fé e obediência à imutável Palavra de Deus. Isaías 26:3 – “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”
Isaías 48:18 – “Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!”
Salmos 34:14 – “Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.”
Salmos 34:18-19 – “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.”
Nota: Quebrantado - que é o oposto de petulante, orgulhoso, soberbo, exaltado. Todas qualidades do mundo, que necessitam ser canceladas. 1 Samuel 2:7-8 – “O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.”
Obs.:
- O humilde tem paz interior. É sal e luz.
- O exaltado tem guerra, confusão e murmúrio.
- O exaltado cresce e cai. É sal insípido - aparente.
- O humilde cai e se levanta. Não tem aparência, mas tem sabor em suas ações. É sal no interior.
Luz do mundo:
Provérbios 4:18 – “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”
Dia perfeito: Corresponde ao meio dia, para ser um vencedor à meia noite.
Mateus 25:6-7 – “Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.”
Mateus 25:2 – “E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas (néscias).”
Néscias: Esfriaram na fé. Não alcançaram a luz do meio dia. Havia mistura do falso com o genuíno. O genuíno leite espiritual registrado em 1 Pedro 2:2 – “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo para salvação.”
Salmos 4:6 – “Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto.”
Salmos 89:15 – “Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó Senhor, na luz da tua face.”
Nota: Na época os cultos pagãos conheciam os gemidos das crianças sacrificadas ao vivo (grito prolongado e lamentoso) dos sacerdotes e os gritos do povo atemorizado.
A luz natural dará lugar à luz espiritual.
Apocalipse 22:5 – “E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.”
2 Coríntios 4:6-7 – “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.”
Nota: Este tesouro, refere-se à luz do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. A fraqueza física de quem ministra a Palavra, inclui temor conforme lemos em 1 Coríntios 2:3 – “E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.”
Salmos 2:11 – “Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor.”
Filipenses 2:12 – “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;”
Efésios 6:5 – “Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;”
Encerrando
Sejamos temperados no falar da
Palavra de Deus, sem os acréscimos e omissões de Apocalipse 22:18-19 – “Porque
eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que,
se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que
estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro
desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e
das coisas que estão escritas neste livro.”
Seguindo ao Senhor Jesus Cristo o Nazareno, tomando-o como nosso modelo, só assim chegaremos à Sua estatura. Seguindo-o com humildade.
João 8:12 – “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
Só o Senhor afasta as trevas do pecado, iluminando a alma do pecador, conduzindo-a ao seu destino celeste. Vida eterna registrada em João 5:39 - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam...” AMÉM.