Extraído do Livro Coletânea de Mensagens Diversas - Vol. 2 - Pág: 7
Cura Interior – Cura Divina
Conceitos
Interior - É a parte de dentro, e compreende a disposição da alma, envolvendo o ânimo e a índole.
Índole – caráter, temperamento, propensão natural, inclinação.
Indolência – Apatia, negligência, descuido, indiferença.
A cura interior que se refere à alma, abrange a natureza moral de um princípio espiritual que se opõe à inclinação natural do corpo.
1 Pedro 3:4 – “seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.”
Romanos 7:22,23 – “Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.”
Romanos 7:24,25 – “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.”
Romanos 8:1,2 e 18 – “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.”
Nota: O homem interior tem a personalidade espiritual já tocado por Deus e orientado a andar pelas veredas da justiça numa progressão ascendente conforme lemos em Provérbios 4:18 – “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”
Nota: Dia perfeito – Meio dia. Quando o Senhor, na hora sexta, foi envolvido por intensas trevas, sendo desamparado afim de que fôssemos amparados, e, à hora nona deu o brado de vitória tudo está consumado, nas tuas mãos entrego o meu espírito!
Cura Divina
Salmos 103:3 - “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades;”
Salmos 103:5 – “Que farta a tua boca de bens,
de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.”
Nota: O perdão, a
saúde, a salvação da morte, a vida em abundância e frutífera, vigor até o fim
da vida, são os benefícios do Senhor para os que oram com fé e nunca duvidam
dos resultados.
Salmos 107:18-20 – “A sua alma aborreceu toda sorte de comida, e chegaram às portas da morte. Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações. Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.”
Nota: A Palavra de Deus, traz perdão, consolo e restauração ao mesmo tempo. Deus anula a punição mortal que era preparada para o pecador, quando se arrepende.
Números 21:7-9 – “Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.
Nota: Os israelitas mordidos pelas serpentes abrasadoras foram curados em resposta a oração de Moisés.
O que temos aqui?
- A Obra de Deus julgada.
É quando olhamos para o Calvário, vemos a serpente morta em nós, porque o salário de nossos pecados, o SENHOR assumiu a nossa culpa morrendo e nos dando vida. Serpente morta, Cristo vivo em nós. Serpente que o rei Ezequias, despedaçou e a chamou de Neustã, isto é, pecado de bronze usada como objeto de idolatria.
Isaías 53:4,5 – “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Nota: O pecado e o castigo que pertençam a nós, o Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro sem mácula nem culpa, voluntariamente assumiu em nosso favor, nos resgatando do mais cruel sequestro de Satanás. Aleluia, Jesus Cristo O Cordeiro sem mácula é o Resgatador de nossas almas!
Lucas 13:10-13 e 16 – “Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. ... Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?
O que aprendemos dessa mulher?
1) Perseverança em assistir aos cultos durante dezoito anos de enfermidade.
2) Que todo problema deve levar-nos a procurar a casa do Senhor e recebermos d’Ele a libertação e a cura.
Nota:
- A doença pode ser o resultado de uma causa física, ou pode ser de origem espiritual, opressão de um demônio.
- Esta mulher tinha um espírito de enfermidade, e que Satanás a tinha presa durante dezoito anos. A palavra não diz que ela servia a Satanás na sua vida cotidiana. Ao contrário, o Senhor afirma que ela era filha de Abraão, querendo deixar claro que era uma serva fiel a Deus.
O que aprendemos?
Satanás ainda persegue o povo de Deus, mesmo como afligiu a Jó na antiguidade. Precisamos nos despertar e repreender o satânico em nome do Senhor Jesus e Deus nos libertará, como libertou a mulher encurvada.
- Ela andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. Passara dezoito anos presa nessa posição, pelo poder do diabo. É o constante interesse de Satanás encurvar a vontade e o pensamento dos homens. Porventura não é o que presenciamos nos dias atuais?
Essa mulher não conseguia absolutamente olhar para cima, o que hoje, tantas pessoas andam tão encurvadas, pelo poder do maligno que não podem olhar para o Céu e andam dia após dia fitando o que é terrestre e transitório. Amam o mundo e andam completamente curvadas espiritualmente, pelo hábito de procurar riquezas, enganando e sendo enganados nesse mundo que jaz no maligno.
Quantos já andaram tanto tempo encurvados pelo interesse próprio, pela contenda e ódio, pela idolatria e corrupção, que não conseguem mais se aprumar espiritualmente. São egoístas, egocêntricos e ególatras.
Esta mulher foi ao culto sem saber que Jesus lá estava. Foi porque tinha o costume de ir ao templo cultuar a Deus. E ao assistir ao culto, apesar de seu grande sofrimento, encontrou-se com o Senhor Jesus que no Seu amor e na Sua compaixão, contempla o seu sofrimento e chamando-a, pôs as mãos sobre ela proferindo as seguintes palavras: Mulher, estás livre da tua enfermidade! E logo ela se endireitou. Que bênção. Ela nunca mais andou encurvada, mas aprumada e solta para servir.
Cumpriu-se o Salmos 40:2,3 - “Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor.”
Salmos 40:4 – “Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.”
Salmos 91:3,4 – “Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.”
Encerrando
A Cura Interior, provém da Nova Ação Criativa de Deus, o que é o novo nascimento.
É quando se processa dentro de nós o seguinte:
- O natural humano, dando lugar ao espiritual divino;
- A alma vivente, dando lugar ao Espírito Vivificante;
- O transitório terrestre, dando lugar ao eterno celestial;
- O corruptível, dando lugar ao incorruptível;
- O mortal, dando lugar para a imortalidade;
Do superabundar da Graça para a Eterna Glória, quando não mais haverá o pecado. Vale a pena perseverar até o fim.
Nota: Necessitamos entender que após a libertação da morte espiritual, continua a luta para nos desligarmos totalmente da ignorância, da dúvida e variados hábitos do mundo, entendendo que o diabo que está como leão que ruge em torno de nós querendo devorar a quem possa encontrar, é especialista em inverter valores, não medindo esforços para colocar o mundo como modelo da igreja que foi levantada como luz para o mundo e que todos os seus membros precisam se libertar do egocentrismo, egoísmo e egolatria, se sujeitando ao SENHOR.
Apocalipse 14:13 – “Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.”
Nota: Fadigas – Trabalhos – Obras
São os resultados da grade adversidade que os verdadeiros salvos enfrentam, especialmente na força concentrada da falsidade oriunda do Anticristo e guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus, perseverando na santificação conforme Apocalipse 14:12 – “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”
Nota: O Anticristo pode ser um Super-homem, mas, SÓ O SENHOR É DEUS, O TODO PODEROSO NO CÉU E NA TERRA. AMÉM.
Os cristãos que encaram a possibilidade de sofrer por causa do nome do Senhor Jesus, sabem que eles repousarão na companhia de Seu SENHOR e receberão a recompensa pela sua lealdade.
Apocalipse 2:7 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.”
Entendemos que são apenas duas classes, a dos vencedores e a dos vencidos.
Vencedor – “Vencer”, significa permanecer fiel ao Senhor, a despeito das tentações e perseguições.
No Éden, aos vencidos foi vedada a oportunidade de comer desta árvore, para que não vivessem para sempre na miséria da condenação do pecado. Mas aos vencedores, a maior felicidade, será o anelante ensejo de comer da árvore da vida eternamente, o que é na realidade participar da plenitude divina da vida eterna, quando as bênçãos da primeira criação perdida pelo homem, serão restauradas em escala imensuravelmente maior na regeneração, conforme lemos em Mateus 19:27,28 - “Então, lhe falou Pedro: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós? Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.”
Nota: Regeneração – A palavra quer dizer restabelecimento do que estava destruído.
Tito 3:4,5 – “Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.”
Cura Interior
“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.” Salmos 23:1-6
Introdução
É uma combinação habilidosa que cobre os principais aspectos da vida humana no interior e exterior.
Vemos aqui o Sumo Pastor e as ovelhas
Esse Pastor, guia, alimenta e protege as suas ovelhas. A cura interior se processa quando as ovelhas lhe obedecem, seguindo-o, amando-o e n’Ele confiando. João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”
João 10:17 – “Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.”
Salmos 23:1 – “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”
O Senhor Jesus Cristo, é o pão da vida e a água da vida (viva). Salmos 23:2-4 - “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Nota: Há de se entender que a atitude das ovelhas não pode ser meramente material, pelo pão que perece, mas pela comida que subsiste para a vida eterna.
Refrigera-me a alma – Há momentos de aflição e sequidão interior, causando tensão motivada pela expectativa da intervenção divina. É quando a paz chega com a confiança sem reservas no Senhor que nos guia pelas veredas da justiça por amor do Seu Nome.
Jesus, o Bom Pastor, como Salvador, sara as ovelhas.
Salmos 23: 4 - “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Nota: Andar pelo vale da sombra da morte, sem temer, é entender o que está escrito no Salmos 119:105 – “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”
Embora perseguido e ameaçado, o Salmista confiava que a Palavra do Senhor o conduzisse no caminho da santidade. E que qualquer opressão da parte dos que operavam a iniquidade, tão somente fortaleciam a sua fé na justiça divina e na condenação final dos perversos. O salário do pecado é a morte, mas temos o dom gratuito de Deus, que é a vida eterna em Cristo Jesus, O SENHOR.
Unges-me a cabeça com óleo – Dos espinhos das preocupações. Ele nos alivia e consola curando o nosso interior.
Encerrando:
A comunhão com Deus na terra, nos levará à eterna comunhão de Sua Glória no Céu. Amém.