Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Três passos para voltar ao 1º Amor

   Extraído do Livro A volta ao 1º Amor - Pág: 43

 - Bispo Emir Castro de Macedo

Três passos para voltar ao 1º Amor

Carta à igreja em Éfeso – Apocalipse 2:1-7

Versos 1 - “Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro.”

A relação com os anjos – São aqueles que representam moralmente as igrejas, e sua relação com as suas próprias igrejas.

Anjo – Estrela – É aquele que tem responsabilidades diretivas sobre a igreja. É o vaso destinado da parte do Senhor a projetar a luz sobre os separados de Deus.

Nota:

Se essa luz não for suficiente, e se as trevas se somarem a ela, acontecerá indubitavelmente o entristecimento do Espírito Santo ao conduzi-la ao alvo que é o Senhor Jesus Cristo entre nuvens.

Sobre a igreja de Éfeso, o Senhor declara conhecer as suas obras, frutos de um trabalho penoso, como também exalta a sua perseverança, e que não pode suportar os homens maus, e que põe à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não o são. O anjo da igreja de Éfeso, pela graça do Senhor, tinha posto à prova os pretensos apóstolos e chegado à conclusão que eles não eram absolutamente nada daquilo que se vangloriavam de ser.

O Senhor não apenas destaca a fidelidade dos crentes de Éfeso, mas também sua perseverança e dedicação, suportando diversas provas por causa do nome do Senhor, não se deixando esmorecer ou desanimar.

Apesar dessas virtudes, o Senhor tem uma razão de queixa contra eles. “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.” 

Nota:

A perda do primeiro amor ou o seu abandono, tem como seu primeiro passo sintomático, um estado de espírito particular que leva ao desvio de conduta interior. Provérbios 4:26-27 - “Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.”

Segundo o nosso entendimento, o que prejudica e conduz finalmente à ruína, vem sempre de dentro e nunca de fora.

Os crentes em Éfeso, tinham produzido obras de tão belos resultados ainda subsistente, mas distanciaram da fonte abandonando o primeiro amor. O que acontece quando o Espírito Santo é entristecido quando o Senhor Jesus não exerce mais o primeiro lugar nos corações.

Nota:

O que provocou o abandono do primeiro amor?

Faltou o entusiasmo para com o seu Senhor?

Esfriou por crescer as iniquidades?

SOLUÇÃOVoltar ao Primeiro Amor.

Lembra-te de onde caíste, que é o primeiro amor de Deus de João 3:16“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Versos 7 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.” (grifo nosso)

Nota:

Vencedor – Vencer significa permanecer fiel até a morte.

Apocalipse 15:2“Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus; (grifo nosso)

Nota:

Mar de vidro – João viu este mar representando a separação do homem de Deus. Todavia, agora os crentes mártires tem o direito de acesso a Deus.

Harpas – Instrumento de louvor. Celebram a vitória dos santos.

 

Restauração da perda do primeiro amor.

Jeremias 18:2“Dispõe-te (levanta-te), e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.

Exemplo: Filho pródigo.

1 – Lembrar.

2 – Arrepender.

3 – Voltar.

É o que corresponde aos três passos da conversão.

 

Paraíso de Deus – Promessa de Jesus ao ladrão da direita. Lucas 23:42-43“E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.(grifo nosso)

A bemaventurança daqueles que morrem no Senhor, até a ressurreição, conforme lemos em Apocalipse 14:13“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.

Nota:

Descansam, recebem refrigério, habitam seguros, é para os que conhecem e guardam a Palavra de Deus e lavam suas vestes no sangue do Cordeiro, conforme lemos em Apocalipse 22:14“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.

Apocalipse 17 - (*Texto transcrito no final do estudo)

 

Temos o último apelo do Espírito pregado pela igreja.

Apocalipse 19:7-8“Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.

O vencedor de nenhum modo receberá o dano da segunda morte.

Apocalipse 2:11“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte. (grifo nosso)

Apocalipse 20:6 “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” (grifo nosso)

Apocalipse 20:14 - “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. (grifo nosso)

Apocalipse 21:8 - “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (grifo nosso)

 

Babilônia – Púrpura - Mistura

Apocalipse 18:14“O fruto sazonado, que a tua alma tanto apeteceu, se apartou de ti, e para ti se extinguiu tudo o que é delicado e esplêndido, e nunca jamais serão achados.

Não podemos duvidar que o Senhor Jesus Cristo é para o cristão a única regra de vida, assim como a Lei a regra de morte para a alma que pecasse.

Abandonar a graça de Cristo, pela Lei é cair na apostasia. Somos salvos pela GRAÇA.

Aqueles que compunham o supremo tribunal religioso legal, ostentando as mais elevadas pretensões de serem mais santos e mais justos do que os outros, e, procuraram destruir o verdadeiro cristianismo que na realidade, não conheciam.

Hoje, esse caráter é evidenciado por aqueles que arrancam o Cristo de sua posição em direção ao Céu, para o abaixar ao nível de um sistema corrompido levando à perda da preciosa verdade desta vida real na pessoa do Senhor Jesus Cristo, formando seitas à maneira dos homens, fazendo com que muitos percam de vista, toda beleza e o glorioso fim prometido à igreja do Senhor.

Isto acontece, quando os cristãos se deixam seduzir até o ponto de aceitarem o patrocínio do mundo, não discernindo a introdução mundana de uma posição social corrompida e dissimulada de corruptora influência sedutora pelo poder e pela glória  do mundo, desonrando a Palavra do Espírito, com graves consequências, para aqueles que usam  o Seu Nome, promulgando dogmas e dirigindo tudo em nome de Deus, numa igreja-mundo, na sua flagrante mistura não entendendo que sem santificação ninguém verá a face do Senhor.

Todavia, os que se conservam fieis, encontram paciência mesmo na tribulação por sofrerem por amor ao Senhor Jesus de Nazaré, na esperança celeste de estar com Ele entre nuvens.

A ação do Espírito Santo exercida por meio da Palavra, ou seja, Sagradas Escrituras, visa o fortalecimento sobre as consciências, de modo a conduzi-las à liberdade de espírito, para a paz e para o poder do Espírito. Os líderes devem exercer   esta responsabilidade, com coragem, fidelidade e renúncia a si próprio, com paciência pra suportar os males, transformando-os em instrutivas e edificantes experiências.

A igreja que vai ser arrebatada, que está na fonte do primeiro amor, consegue discernir as misturas dos mercadores que prantearão porque ninguém comprará as suas mercadorias de toda sorte de misturas conforme lemos em Apocalipse 18:9-13“Ora, chorarão e se lamentarão sobre ela os reis da terra, que com ela se prostituíram e viveram em luxúria, quando virem a fumaceira do seu incêndio, e, conservando-se de longe, pelo medo do seu tormento, dizem: Ai! Ai! Tu, grande cidade, Babilônia, tu, poderosa cidade! Pois, em uma só hora, chegou o teu juízo. E, sobre ela, choram e pranteiam os mercadores da terra, porque já ninguém compra a sua mercadoria, mercadoria de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas, de linho finíssimo, de púrpura, de seda, de escarlata; e toda espécie de madeira odorífera, todo gênero de objeto de marfim, toda qualidade de móvel de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro e de mármore; e canela de cheiro, especiarias, incenso, unguento, bálsamo, vinho, azeite, flor de farinha, trigo, gado e ovelhas; e de cavalos, de carros, de escravos e até almas humanas.

Nota:

Babilônia com sua capital, ocupava o mesmo local da Torre de Babel edificada 2.800 anos (vinte oito séculos) antes de Nabucodonosor nascer, e foi destruída pelos assírios em 689 a.c.

Babilônia com seus jardins suspensos eram uma das sete maravilhas do mundo. O templo de Bel (palavra que quer dizer senhor), tinha a altura de duzentos metros. Até hoje no mundo inteiro não há catedral tão alta.

Babilônia, o berço da vaidade, da ostentação e da impiedade do mundo, tem anunciada a sua queda em Apocalipse 14:8“Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição.

Apocalipse 14:12“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a FÉ em JESUS.(grifo nosso)

Alerta - Apocalipse 15:1“Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera de Deus.(grifo nosso)

Apocalipse 22:18-19“Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro. (grifo nosso)

Apocalipse 22:20“Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!

Nota:

Há de ser que nesse tempo que pelos sinais dos acontecimentos, reputamos como o do fim, a vigilância deve ser absoluta no que diz respeito as misturas do profano com o sagrado que segundo nosso entendimento gera a apostasia.

Mistura da púrpura, traje suntuoso e do legítimo linho fino ou finíssimo que são os atos de justiça dos santos.

Apocalipse 17:4“Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição. (grifo nosso)

Apocalipse 19:8“pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.

Apocalipse 19:14“e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro.

Nota:

Como nesse tempo final, há necessidade de discernimento sobre o vil e o precioso. Sobre o joio e o trigo.

Apocalipse 18:15-16“Os mercadores destas coisas, que, por meio dela, se enriqueceram, conservar-se-ão de longe, pelo medo do seu tormento, chorando e pranteando, dizendo: Ai! Ai da grande cidade, que estava vestida de linho finíssimo, de púrpura, e de escarlata, adornada de ouro, e de pedras preciosas, e de pérolas,

Nota Final:

O Evangelho do Reino, é conhecido e está sendo anunciado nesses últimos dias, todavia, por crescer a iniquidade, o amor de quase todos está esfriando, o que é a consequência do abandono do primeiro amor.

É quando realmente o divino dá lugar ao meramente humano, pervertendo as consciências levando-as para o enganoso luxo e prazeres deste mundo.

Satanás, sabendo que pouco tempo lhe resta, fará tudo quanto puder para apagar no homem todo interesse do Céu, e, fazer deste mundo um falso paraíso por meio das astúcias humanas e dos deleites transitórios de uma falsa união do bem e do mal, aliança profana em princípios, substituindo a graça e a Palavra de Deus por ritos religiosos, servindo-se do Nome do Senhor para cobrir as cobiças e as ambições de um grosseiro apego sensível à pompa exterior ególatra e egocêntrica.

É quando o efeito do primeiro amor, é notório, mas se desviaram da fonte. As bênçãos com os seus resultados tomaram o lugar do abençoador, a fonte que esqueceram. Deus é AMOR.

Primeiro amor – Amor de Cristo. Gálatas 2:19-20“...Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Abandono do primeiro amor - “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?Gálatas 3:3.

Amar a Cristo - “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.Mateus 10:37-39.

O criminoso romano carregava a cruz (objeto) para o lugar da execução. O crente salvo, carrega a cruz (renúncia de si mesmo) para servir unicamente ao Senhor Jesus Cristo. Lucas 23:32-33 - “E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos. E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.”

O que é, não plantar a semente entre os espinhos.

Jesus já pagou com a coroa de espinhos, os efeitos desta sementeira, para nos proporcionar uma coroa de glória.

Filipenses 3:7-8“Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória (refugo), para que possa ganhar a Cristo,”.

Bispo Emir Castro de Macedo

JF/MG - 19jun24

Tempos Difíceis - Perseverança

   Extraído do Livro MENSAGENS REVELADAS - Volume 2 -  Pág: 48   - Bispo Emir Castro de Macedo Tempos Difíceis - Perseverança A reaçã...