Pesquisar este blog

sábado, 17 de junho de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 05 - Tu sabes tudo Senhor!

Tu sabes tudo Senhor!

            “E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.”  João 21:15-17 (Grifo nosso)

            Nota:

           Simão entristeceu-se pelo Senhor lhe ter dito pela terceira vez, “amas-me?” Simão deve ter se lembrado de quanto mais o Senhor se entristecera por lhe ter negado três vezes.

            Amas-me?

            Pergunta fundamental que é feita também a nós.

        O Senhor não perguntou a Pedro se ele estava arrependido de seus feitos, prometendo que jamais lhe negaria. Ou ainda que reconhecesse que era grave a ofensa cometida. Porém, simplesmente perguntou: Amas-me? Assim aprendemos que o amor do Senhor Jesus Cristo é que distingue o crente do descrente.

            Enquanto os fariseus pediam as formalidades, os filósofos, amantes da ciência geral dos seres, dos princípios e das causas, procuravam aprimorar o raciocínio, distante da compaixão divina, sem apresentar os seus corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Enquanto o paganismo exige, romarias, cultos, ofertas e sacrifícios humanos. O Senhor Jesus Cristo diz: “Dá-me o teu coração!”

            Mateus 22:36,37“Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

           Apocalipse 2:4“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.

            Nota:

            Necessitamos notar como a pergunta “amas-me?”, é profundamente penetrante.

           O Senhor Jesus não perguntou: - Crês no que eu falo?, ou: queres me servir?, ou: vais me obedecer?  Porque tudo isso pode ser feito sem o amor.

            1 Coríntios 13:1-3“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.”

            O Senhor Jesus, nos leva a sondar a verdadeira e profunda fonte, de onde provém todas as coisas.

            Como seria difícil a nossa resposta, se o Senhor nos perguntasse: Tu realmente crês? Ou: Estás convertido? Ou: Tens fé? Ou Tens o Espírito, ou: Estás santificado? Ou:  Estás justificado? Todavia quando pergunta “amas-me?”, mesmo uma criança pode responder os sentimentos de seu coração.

            Reflexão: É possível que muitos crentes, apesar de amarem a igreja, a vida moral, a justiça, o povo de Deus, não amarem ao próprio Senhor Jesus.

            Nota:

            Não sentem como deviam sentir, a falta de não poderem passar uma hora pelo menos da manhã em plena comunhão com Ele, e não se entristecem quando ouvem um nome tão preciosos sendo blasfemado pelos homens, como temos presenciado nesses últimos dias.

            A pergunta é prática: Pedro podia lembrar de sua própria fraqueza e da gratidão que sentia para com Jesus pelo perdão que havia alcançado, podia melhor compadecer-se dos fracos e não julgá-los.

            Podemos destacar duas verdades absolutas:

            a) Ninguém é suficientemente idôneo para alimentar os cordeiros de Cristo, nem cuidar de Suas ovelhas, sem no íntimo amar o Senhor.

            b) O inequívoco amor para com o Senhor Jesus que se manifesta na atenção, na ternura, no cuidado fiel para com Suas ovelhas. É entender que quando o Senhor Jesus disse: “Apascenta as minhas ovelhas”, queria que Pedro as alimentasse com a preciosa Palavra de Deus; com o Pão da Vida, do que o homem necessita comer para não morrer.

            João 5:39“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

            Nota:

            O Senhor Jesus Cristo pode desculpar a nossa falta de instrução e  a nossa falta de fé, mas jamais a nossa falta de amor. Um coração sincero e amoroso é indispensável.

            Amas-me mais que estes?

            - Amas-me mais do que amas estes teus irmãos?

            - Amas-me mais do estes, teu barco e tuas redes?

          - Abandonas-te todos e tudo, para proclamar as Boas Novas do Evangelho, mas queres voltar agora para estes?

            Notemos a reação de Pedro ao que Senhor lhe disse em Mateus 26:31-33“Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galileia. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.

            Há duas coisas que o Senhor Jesus Cristo anela ver nos Seus discípulos: AMOR e HUMILDADE.

           Pedro negou a Jesus três vezes. Mateus 26:69-74“Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denúncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.

            Mateus 26:75“E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.

            Agora podemos observar como Pedro, humilhado não queria afirmar mais com orgulho sua grande devoção para com o Senhor Jesus. A Palavra do Senhor é inquestionável.

            Nota:

          Como aprendemos com a manifestação da humildade de Pedro. “Tu sabes tudo, Senhor.” É a graça do Senhor Jesus.

           Encerrando, aprendemos que para apascentar o rebanho do Senhor, é necessário lhes fornecer a comida de maneira que a possa digerir conforme lemos em 1 Coríntios 11:23,24“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.”

            Como receber do Senhor senão dermos atenção ao que Ele fala em Apocalipse 22:18-21“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com todo o Coração

  Extraído do Livro A volta ao 1º Amor - Pág: 39   - Bispo Emir Castro de Macedo Com todo o Coração “Eu é que sei que pensamentos tenho...