Pesquisar este blog

sábado, 26 de agosto de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 20 - Da Morte para a Vida

 Da Morte para a Vida

Introdução:

Marcos 8:34 – “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me”.

Após Ele:

            - Com toda a carga de condenação vinda do primeiro Adão.

- Direção: Calvário – Onde a condenação e morte seria cumprida.

Marcos 15:34-18“E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Eis que chama por Elias. E um deles correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo-a numa cana, deu-lho a beber, dizendo: Deixai, vejamos se virá Elias tirá-lo. E Jesus, dando um grande brado, expirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo”.

 De alto a baixo

- Lei cumprida – Graça estabelecida, confirmando o que está registrado em João 16:13“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”.

João 16:14 – “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vô-lo há de anunciar”.
Marcos 15:34 - “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

            - Jesus como servo de Deus foi o único a ser desamparado por Deus, ali na cruz, durante as trevas.

             Em 2 Coríntios 4:8,9 - Lemos: - “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” – o Senhor Jesus desamparado nos amparou.

            Obs.: Por que havia trevas por três horas?

            - Deus fez apagar a luz do mundo, por um momento, como ilustração de eclipse da Luz do Mundo, pelas trevas do pecado.

            - E também, porque não permitiu que olhos cruéis olhassem mais para esta última a agonia de Seu Filho. O Filho de Deus!

            - Note-se que os insultos até o início das trevas, eram dirigidos contra aquele que era inocente, mas não contra os ladrões ao seu lado. Inversão de valores ainda evidenciada nos dias de hoje.

            - O nefasto brado de solta Barrabás e crucifica Jesus, é impulsionado pelos interesses transitórios e efêmeros. Cobiça de pouca duração. A Verdade e o bem, sempre hão de prevalecer.

            - É profundamente impressionante quando meditamos sobre o martírio e o desamparo sofrido pelo Senhor Jesus por ocasião de sua morte, sentindo-se afastado da presença de Deus.

             O que entendemos?

            - Que Ele sofria o sacrifício pelo pecado, carregando todos os pecados do mundo.

            - Ele foi feito pecado por nós.

            - Na Epístola de Paulo aos Coríntios 5: 21; lemos: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”.

             Marcos 15:4-5 - “E Pilatos o interrogou outra vez, dizendo: Nada respondes? Vê quantas coisas testificam contra ti. Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se maravilhava”.

- Mas nós nos maravilhamos mais ainda, quando sabemos que o primeiro Adão se achando culpado, procurava desculpar-se. Enquanto o Segundo Adão JESUS Cristo, que não tinha culpa de forma alguma, contudo, não esboçou qualquer defesa, cumprindo-se o que lemos em Isaías 53:7“Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca”.

Obs.: Em virtude disso entendemos que o permanecer no pecado, não encontrará nas Escrituras solução para os seus problemas.

             Solução:

            - Se queremos ouvir a voz do Senhor Jesus, devemos fazer calar a voz da tentação do pecado, nos consagrando a Ele tão somente, como único e verdadeiro Deus.

            - A nefasta visão de Pilatos deve consistir num aviso, para não cairmos em ações semelhantes.

            - Pilatos governou durante dez anos, com crueldade para agradar o Imperador Tibério, visando ascender a uma posição no império. Pós em ação contínua o sim a Tibério e o não à sua própria consciência, sempre visando o poder transitório que não chegou a participar.

            - Chamado por Tibério para comparecer em Roma, mas Tibério morreu antes de lhe conceder audiência.

            - Pilatos, ignorado por todos e por certo, acusado na sua própria consciência, suicidou-se.

            - Pilatos desesperado por virem a falhar os seus planos tão próximos de serem cumpridos, havia de se lembrar do rosto sofrido de certo sentenciado à execução de cruz, e em vão lavar as suas mãos com água.

            Como esquecer do dia em que o céu se escureceu e os homens viram a natureza testemunhar contra as suas ações envolvendo a mais cruel injustiça.

             Encerrando:

            Porque estávamos verdadeiramente perdidos, a cruz objeto de execução e morte era necessária, conforme lemos no livro do Profeta Isaías no capítulo 38:17“Eis que foi para a minha paz que tive grande amargura, mas a ti agradou livrar a minha alma da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados”, para expiação, cobrindo os nossos pecados da vista, dos olhos de Deus, de tal maneira que não mais provoca a ira de Deus.

            É somente assim que podemos chegar a Deus, no nome do Senhor Jesus Cristo.

É quando a Lei e a Graça se harmonizam.

 - Jesus: Vinde após mim, até a cruz.

- Até o CalvárioJesus a nossa frente.

- Depois do calvário, Jesus através do Seu Santo Espírito a nossa retaguarda, nos conduzindo no caminho aberto na sua carne.

 Examinando todo esse acontecimento, e os nossos atos em relação ao Calvário. Isaías 30:21 – “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”.

- Somos alertados sobre o que estamos fazendo com o tão grande e altruístico sacrifício do Cordeiro de Deus que lançou para traz de suas costas, a cruz, todos os nossos pecados?

        Tenhamos cuidado com a advertência registrada em Hebreus 6:4“Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério”.

            - Depois de iluminados;

            - Provar o dom Celestial;

            - Participantes do Espírito Santo;

            - Provar a boa Palavra de Deus;

            - E as virtudes do século futuro (vindouro);

            - E recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento.

            - Estes crucificam de novo o Filho de Deus e o expõem ao vitupério. (Escarnio, ofensa e vergonha).

         Isaías 31:1“Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao SENHOR”.

Isaías 30:21“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”. Exemplo Salmos 91.

Lucas 23:44“E houve trevas em toda a terra.”

- Estava escuro com o sol visível no céu.

- As trevas do calvário venceram a luz do meio dia.

- As trevas prevaleceram repentinamente, ao meio dia, e não gradualmente.

- Cessaram os insultos – Era só trevas e silêncio. O Grande Sofredor não fala mais. Foi somente no fim, que o Sofredor, não suportando mais clamou em alta voz: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

- A voz de um moribundo é geralmente fraca. Mas a morte de Jesus era diferente; entregou o Seu Espírito.

- O véu do Santo dos Santos, se rompeu em dois de cima para baixo. Se rasgou em duas partes de alto a baixo. Finalmente a Lei estava totalmente cumprida, e, a Graça estabelecida.

Não mais Jesus à frente para a morte, mas o Espírito Santo nos conduzindo por detrás para o Novo Caminho aberto no véu da sua carne, para finalmente nos tornarmos templo do Espírito Santo. Isto é, o Espírito saiu do Santo dos Santos para habitar em nós, e, nos conduzir para o Senhor Jesus Cristo.

Finalizando:

Não devemos entristecer o Espírito Santo. Ele é o Nosso Condutor, prometido por Jesus.

Se os homens participam da Igreja visível compartilhando de todas as bençãos do Evangelho, tem experimentado as poderosas operações do Espírito Santo, e assim mesmo tem sido provado do seu caráter e depois deliberadamente se afastam e rejeitam ao Senhor Jesus Cristo, é impossível dar início novamente ao processo, renovando-os para o arrependimento.

Recusam-se a cumprir os seus deveres com a Graça Divina, nada mais resta para estes, senão o julgamento.

 Que o Senhor abençoe a todos.

sábado, 19 de agosto de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 19 - Graça Abundante

Graça Abundante

            “Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:1-10

            O Apóstolo Paulo narra sua forte experiência nesse sentido. Ele diz que Deus o levou ao terceiro céu, deu-lhe visões e revelou-lhe o mistério da Sua vontade e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.

            No versículo 7, lemos: “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte”. Paulo, por três vezes, orou a Deus, pedindo-lhe que tirasse aquilo, ao que Deus lhe respondeu: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza”.

            Graça abundante na fraqueza não é esperar que o Senhor tire o espinho da carne, e sim que aumente a comunhão com Ele – o transbordar de graça. Que glória! Paulo reconheceu então que quando era fraco, aí é que era forte, pois o poder de Deus podia operar nele, vivendo inteiramente na dependência de Deus.

O Senhor nos livre do orgulho espiritual e da exaltação e satisfação do ego.

            O crente ególatra é habitado pela carne e pelo Espírito, e nunca permite a plenitude do Espírito. A vida do “eu” protesta clamorosamente contra a plenitude do Espírito da Palavra e se opõe à inteira submissão de nossa vida ao Senhor. O egoísmo é a fortaleza da carne. O que o Espírito mais deseja é aquilo ao que a carne mais resiste. Permitamos, de uma vez para sempre, amados, que a selvagem, perturbadora e apaixonada resistência do “eu”, seja esmagada pela mão poderosa do Senhor Jesus. Que maravilhoso será o dia em que, compungidos pelo Espírito da Palavra, pudermos dar o seguinte brado de vitória, despojando o Ego de sua posição de domínio:

“Senhor Jesus, eu abraço a tua vontade para sempre, renunciando a todos os meus planos e propósitos, todos os meus desejos e esperanças. Leva de mim tudo o que precisares. Manda-me o que desejares que venha. Conduza-me para onde quiseres. Revela-me tudo o que achares que eu deva abandonar, capacitando-me para a ação da vitória. Eis-me presente para fazer a Tua vontade que conheço e não ultrapassar os limites da Tua poderosa Palavra que é perfeita e suficiente. Amém!”

            Quantos erram, rebelando-se e não reconhecendo aqueles que foram dotados da autoridade divinamente instituída por Deus para conduzir o rebanho do Senhor nos princípios de obediência de sua poderosa Palavra. O exemplo de Judas Iscariotes que, rebelando-se a troco de dinheiro contra a autoridade divina, pôs a sua confiança numa corda fraca, ficando por algum tempo pendurado entre o céu e a terra, enquanto as traiçoeiras rochas pontiagudas o esperavam ansiosamente para despedaçar o seu corpo e sua carne, que não se deixaram dominar pelo poder da Palavra. Jesus foi pendurado entre o céu e a terra. Desceu à sepultura, deu o brado de vitória sobre o inferno e a morte. Levantou a pedra com o selo do governo romano que procurava mantê-lo embaixo; e é a pedra angular da igreja. Ele nos selou com o seu Santo Espírito. Que diferença!

            A nossa postura deve ser confiar nele, certo de que Ele reside em nós. Deixemos que o Espírito Santo trabalhe em nós até que Ele possa trabalhar por nós, reconhecendo que o ouro só pode ser distribuído com real valor, depois de purificado das escórias.

            Quando o homem velho é expulso, o novo é introduzido.

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 18 - Inversão de valores que levam ao desânimo e morte.

 Deixaram a Palavra do Espírito

Inversão de valores que levam ao desânimo e morte.

        João 17:17 – “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.                 Permita que a Palavra de Deus lhe revele cada vez mais fundo a verdade sobre si mesmo. João 14:6 – “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. 

       Esta é a realidade incontestável – separação na Palavra que é a verdade. Ninguém vem ao Espírito (Pai), senão pela Palavra (Filho).

       Cuidado com as imitações, as modalidades, as misturas, os arranjos em evidência neste fim de século. Cantares de Salomão 2:12 – “... aparecem as flores na terra”. Saibamos identificar a verdadeira Rosa de Saron, o Lírio do Vale; “chegou o tempo de cantarem as aves e a voz da rola ouve-se em nossa terra”, a voz do Espírito – a imutável Palavra de Deus.

       A grande solução para tudo e todos é a pura e poderosa Palavra do Espírito. Ossos secos. Ezequiel 37 – Deus os buscou nas sepulturas antes que fossem para baixo – inferno. Ezequiel 37:2 – Apesar de sequíssimos estavam na superfície, não haviam sido enterrados, podiam ser vistos. E alcançado pela Palavra do Espírito, se colocou de pé um exército numeroso, bem armado, revestido da verdadeira armadura – Palavra e o Espírito. Sem a Palavra e o Espírito, o mundo “desce” como ossos secos. Com a Palavra e o Espírito, a igreja “sobe” ao encontro do Senhor – Arrebatamento. Aleluia!

       Lamentavelmente, não podemos omitir a dura realidade de Ezequiel 37. O povo de Deus trocou o Senhor pelos ídolos, imoralidade, materialismo, incredulidade e comodismo, entretenimento, tornando-se ramo sem fruto. Estava abatido, vencido por dentro. Seu estado era de morte, mas, saiu da morte para o estado de vida abundante, pela Palavra do Espírito. Isso é uma advertência no que diz respeito às cisternas rotas e consequente reprovação divina que o considera como um pecado obstinado.

       Jeremias 2:13 – “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.”

       Jeremias 2:21 – “Eu mesmo te plantei como vide excelente, da semente mais pura; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, como de vide brava”.

Ler Isaías 5 – A Parábola da Vinha.

       Jeremias 23:28 – “O profeta que tem sonho, conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? Diz o SENHOR”.

       Jeremias 23:31 – “Eis que eu sou contra esses profetas, diz o Senhor, que pregam a sua própria palavra, e afirmam: Ele disse”.

       Jeremias 23:36 – “... Pois torceis as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, o nosso Deus”.

       Vivemos dias de inversão de valores. Satanás tem apresentado sugestões de incredulidade, uma versão diferente daquela que Deus (Espírito Santo) tem ensinado através de Sua imutável Palavra. Tenhamos como exemplo Josué e Calebe, que, a despeito dos gigantes, fizeram uso da espada do Espírito e do escudo da fé, e disseram: “Eia! Subamos e possuamos a terra”. Foram vitoriosos, não porque aderiram aos dez espias incrédulos, mas porque se firmaram nas fiéis promessas do Senhor. Precisamos obedecer na prática. Deus não tem interesse nas considerações meramente humanas, nas lamentações. A Deus interessa a obediência. “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar” I Samuel 15:22. Ele quer tornar viva Sua Palavra em nós, pelo Espírito Santo.

       Apocalipse 3:20 – “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz (Palavra) e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele, comigo”. Compreendemos que se trata essencialmente de palavras do Senhor À SUA IGREJA – “Eis que estou à porta (diante da porta), e bato”. Nos tempos finais, o Senhor Jesus tem estado à porta de algumas igrejas, e, isso acontece quando Ele deixa de ser o centro e não é mais o conteúdo integral de uma igreja. Ele foi o Alfa; houve o desvio e não é mais o Ômega; o iníquo entrou. II Tessalonicenses 2:9-10 diz: “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.”

       Capítulo 3:2 – “E para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos.” Quem são eles? Os que não deram crédito à verdade – II Tessalonicenses 2:10-12.

       Chamo a atenção para Apocalipse 19:20. Como ficarão chocados aqueles que foram conduzidos, que pensaram estar agindo corretamente, mas estavam visceralmente enganados. A Escritura descreve o grande desespero dessas pessoas, que tentarão se defender, como o Senhor Jesus alerta em Mateus 7:22 – “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?” Mas terão a seguinte resposta: Mateus 7:23 – Então, lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”.

         Seja você um abençoado de Mateus 7:24-25: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva...” (Cantares 2:11): (cessou a chuva e se foi) “... transbordaram os rios...” (águas do mundo) – Apocalipse 22:1: “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro” “e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha” (Pedra).

       Mateus 16:18 “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

 

CONCLUSÃO

       Voltemos a Apocalipse 3:20. Ele está ocupando todo o espaço na igreja? Você está levando a sério toda a Palavra de Deus? Ela está sendo usada como orientação exclusiva? Está dizendo “Amém” a toda a Palavra de Deus? Não está disposto a fazer concessões?

       Somente assim impediremos a penetração de doutrinas e comportamentos, verdadeiras críticas à Palavra de Deus e um cruel desrespeito à Pessoa do Senhor Jesus Cristo, que enfatizou: “Eu sou a Verdade...” João 14:6. E em João 14:23 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”.

       Conclamo-o à renovação de uma atitude compromissada e coerente diante do ensino da Palavra de Deus, o que significa nos deixarmos determinar pela Palavra e nunca por tradições ultrapassadas e adaptações humanas.

       Ele virá como aquele que não permite nenhuma transigência diante da SUA PALAVRA e que julgará de acordo com a Palavra de Deus, porque o seu nome se chama a Palavra de Deus – Apocalipse 19:13.

       Portanto, não pode existir abismo entre Jesus e a Sua Palavra. O herói do Gólgota é fiel e verdadeiro, por isso, orientações e tradições humanas não podem ser colocadas acima da autoridade da Bíblia.

       Apocalipse 3:20 – “Eis que estou à porta e bato...”

       Convido-o a tomar a posição de vigilante, porteiro, para escutar Suas batidas e deixar entrar, agora, Aquele cuja vinda está próxima. MARANATA! “Ora vem Senhor Jesus!

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 17 - As Martas e as Marias

 As Martas e as Marias

Lucas 10:38-42 – “E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Diz a ela que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”.

 Conceitos:

            - Incompatibilizar = Tornar-se incompatível; desentender-se com; inimizar-se com (alguém).

     Introdução: Princípio de Autoridade.

            Podemos tirar deste acontecimento já no final do Ministério do Senhor Jesus, preciosas lições.

            O primeiro lar em Belém era o do nascimento de Jesus, assim como o lar em Betânia era o de sua morte.

            O lar em Betânia nos faz entender o que é um lar abençoado pelo Senhor e que nos serve como exemplo do lar que Ele realmente governa e no qual Ele tem prazer em se hospedar.

            No verso 38Jesus entrou numa aldeia que distava de Jerusalém quase quinze estádios (aproximadamente 2,67 km). Jesus não possuía casa. E entre seus amigos havia alguns que eram mais íntimos e esses Ele visitava com mais frequência.

Em João 11:5 lemos: “Ora Jesus amava a Marta, e a sua irmã e a Lázaro”. Amor imutável.

Em João 14:23Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”.

O que entendemos?

            - Jesus visitava a casa de Marta, e a sua irmã Maria e a seu irmão Lázaro.

            - Em João 14:23, Jesus fala de outra casa que não virá para uma simples visita, mas para fazer uma morada.

- Marta o recebeu em sua casa.

Entende-se destas palavras que, Marta era a primogênita ou a mais velha e lhe coube o dever de receber o divino hospede em sua casa.

            Foi um dia inesquecível para Marta que o recebeu com a maior devoção, e, certamente não se esqueceu de oferecer-lhe água para lavar os seus santos pés, como não o fez Simão quando lhe rogou que comesse com ele; que criticou a mulher pecadora que regou os seus pés com lágrimas enxugando com seus cabelos. (Lucas 7:36-50).

            Marta se preocupou em fazer todo o possível para o conforto do precioso hóspede. Agindo com essa preocupação, mostra que o recebera no seu coração.

Que diferença do que lemos em João 1:11“Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam”.

Em Hebreus 13:2“Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos”. Marta sabia quem estava recebendo em sua casa. Será que nossos leitores já receberam o próprio Filho de Deus no lar? Na casa onde Ele entra, entra também divina comunhão. Onde quer que o Senhor entre, o milagre acontece. Aleluia!

Entra Salvação – Exemplo – Casa de Zaqueu.

Entra PAZLucas 10:5 – “E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa”. Isto é o que fazemos neste momento entrando com a Palavra nos lares.

Em Lucas 10:6“E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós”. Se não aceitarem a paz do Senhor ela volta para nós, não podemos perdê-la na contenda.

Em Apocalipse 3:20“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.

Exemplo a viúva de Sarepta. O pouco na obediência trás fartura nos dias de escassez.

     1)     Em Lucas 10:39Maria aos pés de Jesus, para gozar de sua doce comunhão, ouvindo as suas palavras.

2)     Em João 11:32 – Maria para receber Seu Inigualável Conforto por ocasião da morte de seu irmão Lázaro.

3)     Em João 12:1-3 – Para honrá-lo na Sua morte que se aproximava.

          Lucas 10:40 - “Marta, porém andava distraída em muitos serviços”.

            Discernimento:

            - Não podemos esquecer que Marta, tanto como Maria era discípula amada pelo Senhor, como lemos em João 11:5“Ora, Jesus amava Marta e a sua irmã e a Lázaro”.

- Então Marta, não era carnal como alguns imaginam e falam, trazendo até certa confusão.

- Foi ela que recebeu Jesus e quem se interessava por seu conforto.

Muitas vezes o pregador se perde por não examinar com minúcias e em oração, o que pretende expor sobre determinado fato. No versículo 39, temos uma narrativa, sem sombra de dúvida ou variação que Marta antes de Maria estivera aos pés do Senhor, quando lemos: “... Maria, a qual assentando-se também aos pés de Jesus”.

            O que se entende:

          - Se Marta agora está preocupada e impaciente é porque quer mostrar sua devoção ao Mestre. No que entendemos, Jesus não diz que Marta na sua ansiedade, tinha perdido a coisa necessária, e não tinha mais parte naquilo que não podia lhe ser tirado.

            - A obra de Deus não pode subsistir sem as Martas e Marias.

            - São necessários os dois tipos de serviço no SENHOR. E os de um tipo não devem censurar os do outro tipo.

Primeiro: Ambos os tipos por serem humanos tem sua própria fraqueza, ou tentação.      

Vejamos cada um desses tipos:

            - Os do tipo Marta, são tentados a se descuidar da comunhão, exatamente na hora de servir ao Senhor e julga o que está sendo servido pelo Senhor.

            Nota: Servindo julgando o que está sendo servido. Ela servia porque já havia recebido do Senhor. Agora é Maria.

            - Os do tipo Maria, são tentados no Espiritual, a ociosidade, em coisas não práticas. Observação: (Contudo, isso não se diz respeito a Maria)

            - Exemplos vivenciados em nosso ministério:

Tipo de Maria – Companheiro que exercendo a nobre profissão de curar os enfermos, saíam da oração lamentando, porque tinham que cuidar dos enfermos.

O Senhor Jesus, entretanto, possuía os dois tipos no serviço da causa santa do Evangelho.

            Exemplo em Samaria: “O meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também”.

Observação:

             - Imagina, uma crente na cozinha, que se esquece de descascar batatas, temperar a contento a alimentação. Esse tipo de crente tem que se lamentar diante de Deus.

 

         Lucas 10:40 – Que lição recebemos para o lar? Família? - “A boa parte, a qual não lhe será tirada”.

Para os pais: Não deixeis qualquer negócio, nem qualquer divertimento e nem qualquer outro interesse vos desviar da leitura da Palavra Viva de Deus e na oração e atenção às vossas famílias.

            Exemplo: Não pode dirigir bem a Casa do Senhor aquele que não dirige bem a sua própria casa.

            Cuidado para não deixar nem por um dia o que é terrestre e transitório abafar nos vossos lares o que é eterno.

Me dirijo aos pastores e missionários dirigentes de nossas igrejas.

            - Edificai as vossas congregações não de lares que se desfarão calamitosamente, mas de lares que subsistirão eternamente, construído da boa parte que não lhes será tirada.

            Dessas experiências o que aprendemos?

            - De Maria: Sensibilidade para aprender do Senhor o que é prioritário e essencial para ampliar os seus conhecimentos. Maria desejava aprender mais e mais aos pés do Senhor, ouvindo a Sua Palavra.

            - Ouvir a Palavra é adquirir FÉ. “Quando o Senhor Jesus voltar, achará fé na terra?”

            - Tenhamos cuidado para ao nos preocuparmos com tantos programas, movimentos que é importante para a Igreja, venhamos a esquecer, que mais importante ainda é estar aos pés do Senhor Jesus priorizando o ouvir de Sua Gloriosa e Eterna Palavra; e que somente assim, podemos enfrentar todas as frustrações da vida.

Estar alicerçado na Palavra com humildade, sem nenhuma arrogância e com submissão, é se capacitar para adquirir perseverança para aguardar a solução de Deus nos mais diversos problemas, e, poder, para desfrutar de paz na angústia, sabendo que o Senhor é o nosso socorro bem presente.

            Ainda sobre Marta:

            Marta como irmã mais velha, exercia autoridade sobre a mais jovem Maria, mas essa autoridade cessaria diante da autoridade soberana presente Jesus.

            Diante da Palavra do Senhor, precisamos ser coesivos, isto é, unidos no Senhor como Cabeça. É quando renunciamos a nós mesmos, para nos ajustarmos à Sua Eterna e Imutável Palavra.

            Encerrando:

            - A igreja necessita das Marias e das Martas que são as duas ancoras da igreja. Precisamos ser coesivos em Cristo Jesus o Senhor. Somente assim, nos tornamos compatíveis, podendo coexistir e concordar um com o outro.

Na verdade, as Marias necessitam aprender das Martas e as Martas aprender das Marias. E ambas do Senhor.

Com todo o Coração

  Extraído do Livro A volta ao 1º Amor - Pág: 39   - Bispo Emir Castro de Macedo Com todo o Coração “Eu é que sei que pensamentos tenho...