Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 27 - "Examinai as Escrituras!"

 Examinai as Escrituras

             “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida.João 5:39-40 

         Início este estudo meditando no evangelho de São João 5:39-40, quando o Senhor Jesus nos insta a examinar as Escrituras, dizendo: “porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.” 

        Entendemos indubitavelmente, a importância da Palavra de Deus revelada, sem as alterações impostas pelos homens, contrariando o que lemos na conclusão do livro de Apocalipse 22:18-19“Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhes acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa, e das coisas que se acham escritas neste livro.” 

         Nota:

        A Árvore da Vida - Apocalipse 2:7“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.”

         Hoje, vemos com tristeza o envolvimento de uma Babel religiosa, semelhante ao que está registrado em Gênesis 11:3-4, quando lemos sobre os homens na planície na terra de Sinear, edificando uma cidade e uma torre tendo o céu no topo, buscando celebridade para os seus nomes. Porventura não estamos vendo estas coisas acontecerem? Quando muitos estão buscando fazer para eles um nome; mas a Igreja que vai ser arrebatada já tem o nome ímpar, singular e único, que é a Pessoa Gloriosa e Salvadora do Senhor Jesus Cristo, que nos resgatou da condenação do pecado e morte, pagando com o alto preço de seu sangue na cruz do Calvário. Ele é o verbo de Deus e sem Ele nada podemos fazer – João 15:5.

        Na 1 Epístola de Paulo aos Coríntios 11:25“Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este Cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto em memória de mim.

         Nova Aliança – Novo Testamento. Precisamos entender a transição do velho para o novo. O velho é da terra e o novo é céu.

        Em Marcos 4:35-41, vemos os discípulos enfrentando grande tempestade e grande temporal de vento que faziam subir as ondas por cima do barco que já se enchia. Era o Mar da Galileia, mas o Senhor Jesus estava dormindo na popa sobre uma almofada.

        É maravilhoso vermos o Senhor Jesus trabalhando na bonança e descansando na tempestade. Nos faz lembrar a Arca de Noé, atirada nas grandes águas que cobriam a terra, desfrutando segurança da obediência a Palavra de Deus. Assim é a Igreja que em breve será arrebatada, o Senhor Jesus está no comando e ela romperá o mar tempestuoso do mundo atual, porque tem a promessa que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Os que realmente se mantêm nas escrituras e amam o Senhor Jesus Cristo, vencem as águas, fogo, ou quaisquer outros obstáculos; pela fé genuína na Palavra do Espírito ultrapassarão todos os obstáculos.

        Em Hebreus 12:2 – “Olhando firmemente para Jesus.”

        Assim temos a nossa Fé consumada contra as ondas perigosas de embaraços, de perseguições que visam nos enfraquecer. Mesmo na tempestade, podemos encontrar descanso pelo caminho da obediência a Sua Palavra.

        Em Mateus 11:28“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”

        Os cegos espirituais falam de fatos e doutrinas da Bíblia sem entendimento da verdadeira revelação. Embora sendo considerados sábios, se deixam envolver pelo orgulho e, “Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça.” 1 Pedro 5:5.

        O Senhor Jesus, aos religiosos da época, em João 8:43, diz: “Qual a razão, porque não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.”

        Vemos hoje, o perigo do não discernimento do homem segundo a Palavra e a inversão de valores da palavra segundo o homem. Quanto mais renunciarmos a nós mesmos, maior será o espaço para o Espírito Santo da Palavra se revelar em nós.

        O Senhor Jesus Cristo não pode ser misturado a outros deuses. Ele é separado, é o único que venceu a morte e prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

        Ele é a Palavra Encarnada, o Único Gerado pelo Espírito e a expressão absoluta do Amor de Deus em João 3:16“Por que Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”, que faz a alma habitar em paz em um mundo convulsivo de grandes perturbações que adora mais a criatura do que o Criador.

        A solução para romper todo esse caos, é tão somente perseverar em Sua Palavra, que é a verdade que liberta – João 8:32 e 36 - “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

        Somente assim, exerceremos a verdadeira FÉ, confiando em Deus, sabendo que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, dos que depositam esta confiança como filhos de um Pai que assumiu a responsabilidade sobre nós e que cuida de nós. Para os que aprendem a cada dia do Senhor Jesus Cristo que é manso e humilde de coração, se libertando da soberba, mania de grandeza e vaidade, e, assim, trilham o caminho para cima, cujo pilar é o quebrantamento e a humildade, e amam mais o Senhor Jesus Cristo do que as suas próprias vidas. Ninguém engana a Deus.

        Amados leitores! Tenhamos o cuidado para não perdermos a sensibilidade da comunhão real com a Palavra do Espírito, o Verbo de Deus, que é completa e é o suporte da verdadeira obra do Espírito que resgata a alma pecadora sentenciada a morte e consequente afastamento da Árvore da Vida, para que não vivesse eternamente na desgraça do pecado da desobediência. Mas para isso, Deus na sua infinita bondade e misericórdia enviou o Seu Filho ao mundo, para salvar os pecadores.

        1 Timóteo 1:15“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.”

        Lucas 19:10“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."

         Jamais podemos esquecer que o ser humano necessita de salvação antes de tudo. Temos entre muitos exemplos, o de Nicodemos, do Partido dos fariseus e membro do Sinédrio, o Supremo Conselho composto de setenta membros e mais o Sumo Sacerdote.

        Foi este conselho que condenou o Senhor Jesus Cristo a morte. Nicodemos era uma alma necessitada que precisava de um novo nascimento, o nascer da água e do Espírito. O renascimento é o passaporte para o encontro com o Senhor Jesus entre nuvens. O renascer do alto é ter vida. Aquele que tem o Filho tem a vida – 1 João 5:12. Mateus 6:21“Onde está o teu tesouro, aí está o teu coração.”  

        Nos dias de hoje, vemos o interesse em falar de coisas da terra. Estão acumulando na terra e nunca se sentem saciados. Ninguém pode servir a dois Senhores. É impossível servir a Deus, se servirmos às riquezas como deuses. Precisamos viver o transitório mandando para o eterno que é o nosso alvo, tendo o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar. João 15:5 – sem Jesus, nada podemos fazer. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

        A revelação da verdadeira fidelidade ao Senhor Jesus Cristo é desconfiarmos de nós mesmos e depositarmos inteira FÉ n’Ele.

        Quando cuidamos estar de pé, é quando caímos – 1 Coríntios 10:12 - “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.”  Quando fracos, então somos fortes – 2 Coríntios 12:10 – “Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.”

        Em nossas orações, devemos interceder primeiramente por nós mesmos, do contrário, não alcançaremos coisa alguma para o próximo.

        A nossa posição espiritual é aos pés do Senhor Jesus Cristo como servo, reconhecendo-O como Senhor de todos. É como criatura, reconhecendo-O como o Criador. É como pecador aceitando-O como único e suficiente Salvador.

        Ele é o Emanuel que veio em carne e sangue, como lemos em Isaías 53. Ele sentiu nossas dores como um ser humano e conhece as nossas reais necessidades. E com todo o poder que lhe foi dado nos céus e na terra, pode nos atender e suprir todas as nossas necessidades, nos libertando de todos os ataques do adversário.

        A maior necessidade da humanidade é PAZ. Em João 14:27“Deixo-vos a PAZ, a minha paz vos dou; não vô-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

         Deixou-nos por herança o que era infinitamente melhor e de profundo valor, a Sua paz. Tenhamos cuidado, amados leitores, para não andarmos com o coração turbado depois do que o Senhor Jesus Cristo fez para nos conceder Sua perfeita paz.

        Regozijemo-nos na consumação da Sua obra amando-O como lemos em João 14:23-24 - “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.”

        O servo de Deus deve esforçar-se para permanecer em Cristo, reconhecendo o perigo de se ligar ao mundanismo, à política ou qualquer outra coisa que possa afastá-lo da comunhão; o que acontecendo, torna a existência sem sentido, monótona e muito difícil, podendo levar a depressão.

        A nossa real felicidade é poder dizer na hora da saída deste mundo: missão cumprida no que o Senhor me confiou para fazer!

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 26 - O Valor da Humildade - Mefibosete

 O Valor da Humildade - Mefibosete -

 “Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas? Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel. Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? Chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor. Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto, meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei. Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.2 Samuel 9:1-13

 

A bondade de Davi para com o filho de Jonatas

         Verso 1 – “Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?

         Nota:

         No capítulo 21, versos de 1 ao 7, quando Davi entrega aos Gibeonitas os filhos de Saul para serem enforcados, Davi poupou a Mefibosete, filho de Jonatas, filho de Saul, por causa do Juramento ao SENHOR, que entre eles houvera, entre Davi e Jonatas, filho de Saul.

2 Samuel 21:1-7 - “E houve nos dias de Davi uma fome de três anos consecutivos; e Davi consultou ao SENHOR, e o SENHOR lhe disse: É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os Gibeonitas. Então chamou o rei aos Gibeonitas, e lhes falou (ora os Gibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas do restante dos amorreus, e os filhos de Israel lhes tinham jurado, porém Saul, no seu zelo à causa dos filhos de Israel e de Judá, procurou feri-los). Disse, pois, Davi aos Gibeonitas: Que quereis que eu vos faça? E que satisfação vos darei, para que abençoeis a herança do Senhor? Então os Gibeonitas lhe disseram: Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com sua casa; nem tampouco pretendemos matar pessoa alguma em Israel. E disse ele: Que é, pois, que quereis que vos faça? E disseram ao rei: O homem que nos destruiu, e intentou contra nós de modo que fôssemos assolados, sem que pudéssemos subsistir em termo algum de Israel, de seus filhos se nos deem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá de Saul, o eleito do Senhor. E disse o rei: Eu os darei.
Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do Senhor, que entre eles houvera, entre Davi e Jônatas, filho de Saul.”

Em II Samuel 4:4, quando a ama de Mefibosete que era de cinco anos, tomou conhecimento da derrota de Saul e Jonatas, tomou a Mefibosete e fugiu apressadamente, foi quando Mefibosete caiu e ficou coxo.

2 Samuel 4:4“E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete.

No capítulo 5 de II Samuel, Davi é constituído rei sobre todo o Israel.

2 Samuel 5:4,5“Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou. Em Hebron reinou sobre Judá sete anos e seis meses, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.

Após a vitória de Davi sobre várias nações. 2 Samuel 9:2-3 – “E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu. E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.”

Versos 4 - E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.”

Mefibosete – Quer dizer vergonha destruidora.

Lo-Debar – Sem pasto ou pasto seco. Cidade de Gileade no oriente do Jordão, e terra natal de Maquir.

Nota:

Davi manda buscar Mefibosete.

Versos 6 “Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo!

Nota:

Mefibosete teme, uma vez que era hábito entre os povos orientais exterminar todos os membros da dinastia anterior. Mefibosete tinha razão de recear pela sua vida.

Versos 7-10 “Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? Chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor. Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.”

Nota:

Que preciosa lição recebemos. Que o Senhor está mais pronto a perdoar e salvar, do que o perdido pecador aceitar o perdão e ser salvo.

Devemos entender que os filhos de Deus estão na terra como em um país estrangeiro. E o mundo olha para eles como se fossem estrangeiros.

Ziba calunia Mefibosete, e, Davi se divide.

Em Apocalipse 3:7“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre”.

Nota:

Abre a porta da morte para a vida. E fecha a porta da vida para a morte. É quando a Lei e a Graça se encontram no calvário e se abraçam e se beijam.

Apocalipse 3:8“Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

Nota:

É entender que pegamos no arado e não devemos voltar atrás, olhando para Jesus, o autor e consumador da fé, como lemos em Hebreus 12:1,2“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Olhando firmemente para Jesus, consiste em guardar a sua imutável Palavra e não negar o seu Nome. Levando em consideração que o diabo é caluniador e espírito supremo do mal e da injustiça, o maioral dos demônios. É o autor da apostasia e adversário de Deus.

Hoje em dia deparamos com a síndrome luciferino ou luciferiana. É quando muitos se perdem pela arrogância e exaltação, construindo no transitório da areia movediça, e, rejeitando o eterno da Rocha da Graça. Profissionais e não vocacionados da fé. Somente terra, terra, terra, necessitando ouvir a Palavra do Senhor.

Estamos aproximando do dia do eterno e glorioso convite de Mateus 25:34 - “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Nota:

Bênção para os benditos. Apocalipse 22:3“E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.

Nota:

Ali, estarão os Mefibosetes do Primeiro que será o Último, do Princípio que nos espera no Fim. Apocalipse 21:6“E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.

Nota:

Jeremias 48:10“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente! (fraudulentamente). Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!

A obra do Senhor deve ser realizada com humildade. Mateus 11:28,29“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Atos 20:19“Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;

Encerrando

O princípio básico do aprendizado é a humildade e mansidão.

1 Coríntios 4:6“E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.(grifo nosso)

Nota Final:

Tomar a cruz a cada dia e seguir o Senhor, nada mais é do que negar-se a si mesmo sempre na humildade para alcançar o descanso eterno. A exemplo de Jó que ainda no monturo, humilhou-se, e foi exaltado. E Mefibosete que no chão, humilhou-se a si mesmo e foi transferido da poeira para a mesa do rei. Versos 11b – “Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei.”

domingo, 17 de setembro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 25 - A Cura de Uma mulher Encurvada

Cura de Uma mulher Encurvada

Lucas 13:10-17“E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele”.

            Esse fato, foi registrado somente por Lucas.

            Versos 11 -E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se”.

            - A doença pode ser o resultado de uma causa física ou pode ser um mal de juízo da mão de Deus.

            Exemplo: Deus permitiu que a criança que a mulher de Urias dera a Davi adoecesse gravemente. (2 Samuel 12:15“Então Natã foi para sua casa; e o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente”.)

            - Ou pode ser a opressão de um demônio. O que é o caso dessa mulher encurvada. E que satanás a tinha presa durante 18 anos.

            Sobre a mulher:

            - Não é citado nenhum pecado, ou vício, ou ainda que ela servia a satanás na sua vida cotidiana.

- Muito ao contrário, diz que ela era filha de Abraão, o que podemos concluir que ela era uma serva fiel a Deus.

            - Que lição tiramos para nós?

            Que satanás ainda persegue o povo de Deus, como afligiu a Jó, na antiguidade.

            Qual deve ser a nossa ação? Convém-nos despertar e repreender esse poder satânico, e recebermos a libertação, como o Senhor libertou a mulher encurvada.

            Andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. Passaram-se dezoito anos, presa nesta posição, pelo poder do diabo.

            A ação e o interesse constante de satanás, é encurvar, ou fazer a vontade e os pensamentos se voltarem para baixo, para a terra, para o meramente transitório.

            Essa mulher - Não tinha condições, absolutamente, de olhar para cima. Quantas pessoas andam tão encurvadas pelo poder do maligno que não conseguem entender o que é buscar o reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar; não podem olhar para o Céu, por que todo o seu tempo é andar dia após dia, voltada ou olhando o que é terrestre.

            Amam de tal maneira o mundo que não conseguem espiritualmente olhar para o alto e erguer a cabeça.

            Há muitos que estão como árvores envelhecidas, tortas que não conseguem mais se aprumar.

            A Obra de Restauração do Calvário.

            - Levantar os encurvados pelo alcoolismo e drogas.

            - Levantar os encurvados pela corrupção, roubo e interesses próprios.

            Isaías 38:17“Eis que foi para a minha paz que tive grande amargura, mas a ti agradou livrar a minha alma da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados”.

            - Levantar da contenda e do ódio, da idolatria e fanatismo, os que não podem se aprumar por si mesmo.

            Quando a bênção da libertação chegou a essa mulher?

            - Ela assistia ao culto na Sinagoga, sem saber que Jesus estava lá, o que fica também confirmado que ela tinha o costume de ir ao templo.

            - O certo, é que assistiu o culto apesar de sua grande dificuldade e sofrimento.

            Nota: Os encurvados, devem sempre ir a Jesus como estão. Exemplo: Cego Bartimeu.

            “E vendo-a, Jesus chamou-a a si”

            - O Senhor movido de grande compaixão e amor contempla o teu sofrimento e te chama, ó aflito, como chamou aquela mulher para libertá-la.

            Podemos ter absoluta certeza que Ele vai libertar-te também. Lucas 13:13 – “E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou...”

            - Jesus chamou a mulher encurvada e ela ainda sem poder aprumar-se conseguiu passar do lugar que ocupava na Sinagoga, até onde Jesus estava. E quando Jesus lhe impôs as mãos, proferiu as seguintes palavras: “MULHER, ESTÁS LIVRE DA TUA ENFERMIDADE”.

            - Vigor e poder da palavra entraram nesse corpo deformado, até ela se aprumar como qualquer pessoa normal.

            O que aprendemos?

            - A mulher pôs sua fé em ação antes de Jesus impor-lhe as mãos. Restava a jesus somente leva-la a sentir o milagre da cura.

            - Ela creu, sem receber de início nenhum sinal, e a obra foi realizada.

            “E LOGO SE ENDIREITOU”

            - Foi uma libertação completa, ficou livre, foi solta, liberta das mãos de satanás, para servir ao Senhor.

            Encerrando:

            Esta mulher encurvada tinha o direito de esperar a cura, PORQUE ERA FILHA DA FÉ – Filha de Abraão; e você como filho ou filha de Deus em Cristo Jesus o Senhor?

 

terça-feira, 12 de setembro de 2023

ESTUDO BÍBLICO 24 - O Juiz que se fez advogado e o Advogado que se tornou juiz

O Juiz que se fez advogado e o Advogado que se tornou juiz

            “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo? Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:16-26

             Nota:

            Paracleto – Quer dizer intercessor, consolador, advogado.

            Consolador - “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.”

            João 15:26,27“Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.”

            João 16:7 – “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vô-lo enviarei.”

            João 16:15“Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vô-lo há de anunciar.

             VIDA ETERNA

            João 17:3-5“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

            Jesus Cristo como advogado

            1 João 2:1“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

            Jesus Cristo com o juiz

            “Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. E O PAI A NINGUÉM JULGA, mas ao Filho confiou todo julgamento, a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E LHE DEU AUTORIDADE PARA JULGAR, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.” João 5:19-30 (grifo nosso)

            Mateus 9:6“Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

            Nota:

            Embora a expressão Filho do Homem seja uma referência a humanidade de Jesus, isto não nega em hipótese nenhuma, Sua autoridade divina. Jesus não deixou de ser Deus. Sua encarnação foi realizada por Ele mesmo. Ele se fez carne e sangue, e não foi feito como o primeiro Adão, do pó da terra, barro; Ele Jesus, Jesus é o Oleiro que se fez barro, apenas somou a humanidade, a sua origem divina, conforme lemos em Mateus 16:15-17“Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

            Mateus 24:27“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

            Efésios 4:22-24“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

            Nota:

            Segundo nosso entendimento, lendo em Gênesis 1:26,27“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

            João 1:1-4“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

            Nota:

            2 Coríntios 4:4“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (grifo nosso)

            Colossenses 1:13-15“O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;(grifo nosso)

            Nota:

            Segundo o nosso entendimento.

            1) O primeiro homem da terra, foi criado a imagem do Primeiro e Último Homem do Céu, auto-existente.

            2) Receberemos em breve, a imagem e semelhança do Filho de Deus, quando revestidos seremos, do corpo incorruptível e imortal, que é o corpo da Sua glória. AMÉM!

            João 15:1,2“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

            Nota: Jesus propôs esta alegoria, falando sobre a videira verdadeira, porque Israel era a videira de Deus no Antigo Testamento, conforme lemos no Livro de Salmos 80:8-12“Trouxeste uma videira do Egito, expulsaste as nações e a plantaste. Dispuseste-lhe o terreno, ela deitou profundas raízes e encheu a terra. Com a sombra dela os montes se cobriram, e, com os seus sarmentos, os cedros de Deus. Estendeu ela a sua ramagem até ao mar e os seus rebentos, até ao rio. Por que lhe derrubaste as cercas, de sorte que a vindimam todos os que passam pelo caminho?

            Nota:

            Videira – Era sempre tida como símbolo de Israel, mas só na pessoa de Jesus Cristo que compreendemos a plenitude do simbolismo que nos mostra um ramo que não tem valor algum quando separado do tronco, que é o Senhor Jesus Cristo.

            Desde o Mediterrâneo até o Eufrates estendia-se o reino de Israel, no tempo de sua prosperidade política, no ano de 950 a.c.

            Ninguém pode afligir o povo de Deus, até que sua própria infidelidade o separe da proteção divina e, em tal caso, ninguém é fraco demais para afligi-lo.

 

A Parábola da Vinha

            Isaías 5:1-7 - “Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil. E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas. Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas? Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada; E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor.

            A princípio, formam um pequeno cântico de amor, que revela o prazer que Deus tem no novo povo escolhido, e no fim, mostra a ingratidão daquele povo para com Ele, e suas consequências conforme lemos em Lucas 20:18“Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.

            Nota: Enquanto Israel foi visto em termos de degeneração e destruição, falhando na missão de produzir o fruto desejado; o Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro Israel, substituindo essa nação na missão de trazer salvação ao mundo, conforme vemos em Gálatas 3:16“Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.

            João 15:1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

            Nota: A nossa união com o Senhor Jesus Cristo, consiste em sermos membros d’Ele, como a videira e seus ramos.

            Como membros de seu corpo, temos que evitar a falsidade em palavras, em ações, quando tudo é possível àquele que é instruído na verdade de João 8:32-36“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” É quando entendemos que os crentes que estão arraigados em Cristo, nunca têm direito de cair no desespero. Tudo que é oriundo da raiz que está no Céu é para sustento dos ramos. E quando estão fracos, então estão fortes, como lemos em 2 Coríntios 12:9,10“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

            Colossenses 1:17,18“E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a primazia (preeminência).

            Meu Pai é o agricultor

            Foi o Pai quem plantou a videira. É Ele quem corta (castiga); É Ele quem limpa. Assim como a videira é para os ramos, assim o Senhor Jesus Cristo é a fonte que constantemente alimenta as ovelhas com a renovação do mais precioso alimento, o Pão Vivo que desceu do Céu, a Sua imutável Palavra.

            João 15:2“Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

            Nota: O alvo da Videira com a seiva da graça, de poder e de vida é o fruto. O ramo existe para produzir fruto, do contrário Ele o corta e lança fora. O que acontece com muitos crentes que tem a vida triste, mortos no murmúrio, na vaidade, na arrogância, e, não dão frutos, foram cortados e estão secos.

            É o agricultor que limpa para produzir frutos mais abundante, é Ele que disciplina os que permanecem em Cristo. E se perseverarmos, seremos chamados amigos para participarmos das Suas revelações, e paz, e glória eterna na alma.

            O que entendemos?

            Que Jesus o Cristo imortal não recusou as leis da morte, cumprindo-as. Ele verdadeiro Deus, é também verdadeiro homem, o que se conclui que nessa união não há mentira nem engano.

            É o que, correspondem-se em uma unidade mútua, a humildade do homem e a excelsitude (sublime, muito alto e elevado) de Deus.

            Nota:  Jesus, como o Verbo de Deus não deixa de morar na glória do Pai, assim como a carne não deixa de pertencer ao gênero humano.

            Em Cristo Jesus, há uma só pessoa, Deus-homem que é o princípio que comunica a ambas as naturezas, e, as ofensas, é diferente do princípio que lhes torna comum, a glória.

            É como entendemos que em uma só Pessoa-Jesus, foram reunidas as propriedades de missão terrena na direção do Espírito Santo e na submissão espontânea assumida com o Pai, puras, irrepreensíveis e reunidas em uma só pessoa, a união de ambas as naturezas, quando vemos:

            a) A majestade que assume a humildade;

            b) A força que assumiu a fraqueza;

            c) A eternidade que assumiu a mortalidade.        

Conclusão

            E para pagar a dívida da nossa condição, a natureza inviolável uniu-se à nossa natureza violável. Desta maneira, o único e perfeito Mediador entre Deus e os homens, o homem JESUS CRISTO pôde como convinha a nossa salvação e cura, por um lado, morrer e por outro lado viver nos proporcionando mediante um novo modo de nascimento, o renascimento no segundo e último Adão-JESUS.

            O primeiro Adão pecou e desceu levando toda a humanidade a perda da glória de Deus.

            O segundo e último Adão-JESUS, desceu para salvar os pecadores e fazê-los subir em Graça, e receber a restituição da glória perdida em razão do pecado.       

RESUMO

            - A Videira Verdadeira – Jesus a Palavra encarnada.

            - Nós – Os ramos da Videira Verdadeira.

            - O Pai-Deus – Colhendo os frutos do Espírito.

            Na cruz do calvário, na hora nona, Jesus morre entregando o Seu Espírito.

            - O segundo véu do Santuário, se rompe de cima para baixo, enquanto o véu se abre de baixo para cima na carne de JESUS. É o caminho para o Céu.

            Deus que é Espírito Santo, se satisfaz com a redenção dos pecadores, e, com as dívidas e ofensas pagas a preço de sangue inocente do Cordeiro.

            É quando a Lei e a Graça se beijam.

            A Lei desce para abraçar o pecador até então rejeitado e conduzi-lo à Graça.

            Todo o julgamento foi dado ao Filho, agora na posição de Juiz. O advogado foi feito Juiz.

            Enquanto o Espírito que condenava, se tornou o advogado, intercessor e condutor dos pecadores remidos pelo sangue do Cordeiro ao advogado que julga segundo o seu escrutínio registrado no Livro da Vida. Ele Jesus, que sofreu e recebeu como paciente, a ação e cobrança nefasta de nossos pecados, agora será o agente de Apocalipse 22:13 “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o último.

            Bênçãos para os que cultuaram racionalmente dentro dos princípios bíblicos e perseveraram até o fim. O Senhor Jesus o Alfa que agora se manifesta o ômega. Nós que o conhecemos como princípio de nossa única fonte vida na Palavra, com as bênçãos da perseverança estaremos com Ele no fim que na verdade não haverá mais caminhada do Alfa para o ômega, uma vez que o Princípio e o Fim se juntaram.

            O princípio, confirmado na própria Palavra, haja luz que fez separação das trevas e nos posicionou em Provérbios 4:18“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

            Provérbios 22:4“O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.

            AMÉM.

Com todo o Coração

  Extraído do Livro A volta ao 1º Amor - Pág: 39   - Bispo Emir Castro de Macedo Com todo o Coração “Eu é que sei que pensamentos tenho...