Pesquisar este blog

domingo, 3 de setembro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 21 - O Apólogo de Jotão

 O Apólogo de Jotão

“Avisado disto, Jotão foi, e se pôs no cimo do monte Gerizim, e em alta voz clamou, e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós outros.” Juízes 9:7


Introdução

            Juízes 8:22,23“Então os homens de Israel disseram a Gideão: Domina sobre nós, tanto tu, como teu filho e o filho de teu filho; porquanto nos livraste da mão dos midianitas. Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarei, nem tampouco meu filho sobre vós dominará; o Senhor sobre vós dominará.

            Nota:

            Os israelitas diante da vitória de Gideão sobre os midianitas, e, aproveitando a boa liderança do herói, ofereceram a Gideão a posição de rei.

            Gideão com humildade recusou a oferta porque achou que a monarquia não seria compatível com a nação de Israel, e sim, uma teocracia governada diretamente por Deus.

            Monarquia – Estado cuja organização política estabelece a existência de um só governante, rei ou imperador, geralmente sob regime de governo hereditário. Geralmente o monarca não é controlado por nenhum outro poder, quando se define a monarquia absoluta.

            Monarquia Constitucional – Autoridade limitada por constituição.

            Monarquia Parlamentar – É a Monarquia Constitucional na qual o governante é responsável perante o parlamento.

            Teocracia – Quando o poder e a autoridade são atribuídos a Deus. É a relação de Deus para com o Seu povo.

            Teofania – O ato de Deus aparecer aos homens, na pessoa do Anjo do Senhor, e, não na Sua própria pessoa.

            Nota:

            Gideão – Demonstrou humildade e fé, diferente da instituição da monarquia, nos dias do profeta Samuel, reconhecida como uma concessão especial de Deus por causa do pecado e da falta de fé de seu povo.

            1 Samuel 8:6,7“Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor. E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.

            1 Samuel 12:6-15“Então disse Samuel ao povo: O Senhor é o que escolheu a Moisés e a Arão, e tirou a vossos pais da terra do Egito. Agora, pois, ponde-vos aqui em pé, e pleitearei convosco perante o Senhor, sobre todos os atos de justiça do Senhor, que fez a vós e a vossos pais. Havendo entrado Jacó no Egito, vossos pais clamaram ao Senhor, e o Senhor enviou a Moisés e a Arão que tiraram a vossos pais do Egito, e os fizeram habitar neste lugar. Porém esqueceram-se do Senhor seu Deus; então os vendeu à mão de Sísera, capitão do exército de Hazor, e na mão dos filisteus, e na mão do rei dos moabitas, que pelejaram contra eles. E clamaram ao Senhor, e disseram: Pecamos, pois deixamos ao Senhor, e servimos aos baalins e astarotes; agora, pois, livra-nos da mão de nossos inimigos, e te serviremos. E o Senhor enviou a Jerubaal, e a Bedã, e a Jefté, e a Samuel; e livrou-vos da mão de vossos inimigos em redor, e habitastes seguros. E vendo vós que Naás, rei dos filhos de Amom, vinha contra vós, me dissestes: Não, mas reinará sobre nós um rei; sendo, porém, o Senhor vosso Deus, o vosso rei. Agora, pois, vedes aí o rei que elegestes e que pedistes; e eis que o Senhor tem posto sobre vós um rei. Se temerdes ao Senhor, e o servirdes, e derdes ouvidos à sua voz, e não fordes rebeldes ao mandado do Senhor, assim vós, como o rei que reina sobre vós, seguireis o Senhor vosso Deus. Mas se não derdes ouvidos à voz do Senhor, e antes fordes rebeldes ao mandado do Senhor, a mão do Senhor será contra vós, como o era contra vossos pais.

            Juízes 8:22,23“Então os homens de Israel disseram a Gideão: Domina sobre nós, tanto tu, como teu filho e o filho de teu filho; porquanto nos livraste da mão dos midianitas. Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarei, nem tampouco meu filho sobre vós dominará; o Senhor sobre vós dominará.(grifo nosso)

            Nota:

            O Senhor sobre vós dominará

            - Podemos analisar o domínio em quatro focos:

            1) Autodomínio;

            2) Domínio do lar;

            3) Domínio do estado;

            4) Domínio espiritual ou religioso.

            - Quando Deus ocupa o lugar de preeminência ou primazia em todos estes focos, a paz e prosperidade nesta vida e na vida vindoura, são garantidas. Afastar ou negligenciar o temor de Deus de qualquer destes centros de autoridade atrai desgraças e miséria.

            Nota:

            - Após muitas vitórias, passando pelo duro teste da adversidade, Gideão não foi bem sucedido nos dias da prosperidade. O que representa uma preciosa lição de vigilância, que ao honrarmos a Deus em tempo de emergência, ao emergirmos para desfrutarmos das vitórias proporcionadas pelo SENHOR, não venhamos a desonrá-lo na vida cotidiana.

            - Gideão pede argolas de ouro e vestes de púrpura que traziam os reis dos midianitas e fez uma estola sacerdotal, e a pôs na cidade de Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali em torno dela. Ainda que não fosse essa a intenção de Gideão, tal estola tornara-se objeto de adoração impropria, à moda cananeia.

            - Observamos na vida de Gideão, e que também no caso de Salomão, a prosperidade trouxe desgraça pela prática desenfreada da poligamia, comum naqueles tempos.

            Nota:

            - Morto Gideão, tornaram a prostituir-se os filhos de Israel diante dos Baalins e puseram a Baal-Berite por deus. Baal-Berite – deus da aliança. É de se notar até onde os israelitas se afastaram do verdadeiro Deus da Aliança.

 

            Abimeleque mata seus irmãos e se declara rei

            Abimeleque, filho de Gideão com uma concubina moradora em Siquém.

            Abimeleque consegue convencer os siquemitas a aclamá-lo rei, dando a ele setenta peças de prata, com as quais alugou uns homens levianos e atrevidos que o seguiram. Foi à casa de seu pai, a Ofra, e matou a seus irmãos, setenta homens sobre uma pedra. Porém Jotão filho menor de Jerubaal (Gideão), ficou porque se escondera.

 

            O Apólogo de Jotão

            “Avisado disto, Jotão foi, e se pôs no cimo do monte Gerizim, e em alta voz clamou, e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós outros. Foram, certa vez, as árvores ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina sobre nós. Porém a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu, o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu, a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores? Então, disseram as árvores à videira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a videira lhes respondeu: Deixaria eu, o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano.” Juízes 9:7-15

            Nota:

            Monte Gerizim – Fica ao sul de Siquém. Os samaritanos mais tarde consagraram esse monte para seu lugar de culto e adoração, em oposição ao culto dos judeus em Jerusalém.

            Oliveira – Produzia o óleo tirado da azeitona para ungir a reis e sacerdotes.

            Videira – O seu fruto era do mesmo modo, empregado religiosa e secularmente.

            Figueira - ? (Produzia um bom e doce fruto).

            Espinheiro – Nada produzia de valor, pelo contrário, ameaçava as plantas novas afogando-as.

            Fogo do Espinheiro – Desprovido de madeira e folhagem, pouquíssima sombra podia oferecer. Plantas rasteiras e espinhosas que no verão, quando faltavam chuvas nas terras de Israel, o fogo pegava nos abrolhos (plantas rasteiras e espinhosas) e os consumia velozmente e ameaçavam as árvores de grande valor como o cedro.

            Nota:

            - Abimeleque ao invés de proporcionar segurança aos siquemitas, tornava-se motivo de sua destruição.

            - O pecado do assassínio dos filhos de Gideão, não podia deixar de ser punido. Assim também os nossos pecados exigiam punição severa. Somente por Jesus Cristo, que pagou nossa culpa, escapamos à terrível vingança de Deus sobre nossos pecados, conforme lemos em Romanos 3:23-25 – Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

            Nota:

            Oliveira e Videira – Seus frutos eram empregados religiosa e secularmente.

            Oliveira – O óleo era extraído da azeitona para ungir a reis e sacerdotes.

            Videira – O seu fruto era do mesmo modo, empregado religiosa e secularmente, como seu uso na saída do povo de Israel do Egito, e, na Ceia do Senhor.

            Nota:

            - Qual o mal dos Siquemitas?

            - Era a facilidade com que se deixavam enganar.

            -  O único líder que merece total e absoluta confiança é o Senhor Jesus Cristo.

            1 Coríntios 11:23“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

            Mateus 26:26 “Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com todo o Coração

  Extraído do Livro A volta ao 1º Amor - Pág: 39   - Bispo Emir Castro de Macedo Com todo o Coração “Eu é que sei que pensamentos tenho...