Pesquisar este blog

domingo, 8 de outubro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 30 - O Grande Amor de Deus. Jerusalém! Jerusalém!

 O Grande Amor de Deus

Jerusalém! Jerusalém!

         “E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos. E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; e te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.Lucas 19:37-44

         “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta; porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor. Mateus 23:37-39

         Nota:

         Jerusalém. Reconhecimento pleno da rejeição dos judeus, conforme lemos em João 1:10-13“Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

         Filhos de Deus. Ninguém nasce de Deus pelo primeiro nascimento, o carnal. Esta filiação se limita aos que creem e recebem a Cristo. O nascimento concedido por Deus não vem por descendência humana nem através de descendência privilegiada.

         Gálatas 4:3-7“Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

         Nota:

         Do mesmo Pai, vem o Filho e Espírito, pelo que unidos com Cristo pela fé, recebemos o Espírito do Filho que garante nossa filiação.

         O lamento sobre Jerusalém

         Lucas 19:41-42“E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.”  

         Jesus chorou sobre a cidade. Ao despedir-se do templo, chorou novamente.

         Um ou dois dias antes do Senhor ter falado “Jerusalém que matas os profetas”, Jesus chorou novamente ao despedir-se do templo.

         Viu o que ia acontecer, não muitos anos depois:

         Viu o povo de Jerusalém no mais terrível sítio da história do mundo; viu os milhares morrendo de fome, roendo o couro de seus cintos, de seus calçados, de seus escudos; viu os 97 mil judeus sendo levados presos; viu os mais que um milhão perecendo; viu a floresta de cruzes erguidas em redor da cidade e uma vítima cravada em cada cruz; o pior ainda, viu, além disso, os muitos milhares perecendo sem arrependimento!

         Como podia o Nosso Salvador conter-se? Que exemplo! Como podemos nós, hoje, evitar as lágrimas ao ver as multidões indo ao inferno?

         Jerusalém! Jerusalém!

         O Senhor Jesus, enfatizou repetindo o nome para demonstrar o ardente amor de seu coração por Jerusalém.   Quantas vezes Deus se dirigiu aos homens assim!

         Exemplos: Abraão, Abraão! Saulo, Saulo! Marta, Marta!

         O Senhor Jesus continua repetindo o nosso nome, para acentuar o ardente amor de seu coração, para comigo e para com você que neste momento lê esta mensagem.

         Jesus chorou  

         Jesus chorou em voz alta, sobre um povo não arrependido, sabendo que o preço que se tem de pagar pelos pecados é altíssimo.

         No pequeno versículo de João 11:35 - Jesus chorou.”, vemos demonstrado ainda mais profundamente a humanidade de Cristo, tais como outras necessidades humanas: A de sentir fome, sendo o Pão da Vida; a de sentir sede, sendo a Água da Vida, a de sentir cansaço, sendo aquele que nos dá descanso para as nossas almas! Ele dormiu, comeu, bebeu, falou, caminhou, gemeu, maravilhou-se, indignou-se, regozijou-se! Nunca jamais, lemos que os anjos choram, ou que tenham chorado. Somente que há alegria diante dos anjos de Deus.

         Mateus 23:37-39“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta; porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.    

         Nota:
         Que exemplo temos a receber do Senhor Jesus para colocarmos em prática?

         O Senhor Jesus Cristo viajava constantemente. Quase nunca andava montado. Quantos passos, empoeirado e cansado, deu, andando por toda a parte praticando o bem.

         A lição que tiramos, é para nós não andarmos solícitos desejando sempre uma vida sossegada e tranquila; se somos verdadeiramente seus discípulos, temos que estar preparados para rompermos a oposição, vencermos as aflições para alcançarmos a vitória.

         Jerusalém que matas os profetas!

         Lemos em Lucas 13:32-35“E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado. Importa, porém, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte, para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.”

         Revelação:

         A Galinha com suas asas, sugere a Palavra e o Espírito. Malaquias 4:1-2“Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e Salvação (cura) trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.

         Nota:

         Entendemos que o mesmo sol que arde como fornalha, e que todos os soberbos, e todos os que cometem perversidade, serão como restolho, são símbolos do Messias Jesus Cristo, que na sua pessoa atua como Salvador e como Juiz, como lemos em  Apocalipse 6:12-17“E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; e as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?

         A Galinha antes de ajuntar os seus pintos debaixo das asas, choca a casca dos ovos. A matéria no interior dos ovos está sem forma, e, pelo calor da febre da galinha que se fez enfermar, vai tomando forma até que haja vida interior, e, no tempo determinado, quebra-se as cascas com o calor de debaixo das asas da galinha.

         O que são estas cascas?

         Entendemos que se trata da cobertura da Lei, com os seus inúmeros sacrifícios de animais, cujo sangue cobria os pecados e cuja justiça subia diante de Deus como trapo de imundícia (Injustiça). O que era na realidade, uma religiosidade aparente e repleta de formalidades oriundas de um interior ainda não renascido. Cobertura de uma Lei, que cobria e condenava o pecado que só o Senhor Jesus Cristo pôde descobri-lo no Getsêmani, o jardim onde ocorreu a cena de sua agonia; onde como o último Adão, por preço incalculável, orou até receber a redenção da raça caída, redenção realizada depois na Cruz do Calvário.

         Jerusalém! Jerusalém!

         Eis o anseio do Senhor Jesus para, no tempo oportuno, quebrar, romper a cobertura da Lei que condenava e matava, cumprindo aquela condenação legal e estabelecendo a Graça.

Lei cumprida. Graça estabelecida. Aleluia! Glórias a Jesus!

         Saulo de Tarso no caminho de Damasco, sentiu, recebeu o calor das Asas de Malaquias capítulo 4. Encontrou-se com o Sol da Justiça trazendo salvação debaixo de suas asas.

         Jesus se fez enfermar, passando pelo fogo da aflição do calvário, para nos conceder as eternas benesses da Nova Ação Criativa de Deus em nós. Aleluia!   

Comparativo

Jardim do Éden

Jardim do Getsêmani

1 - O salário do pecado é a morte.

1 - O Dom gratuito de Deus é a vida eterna.

2 - A ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência.

2 - Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

3 - Não seja como tu queres, e, sim, como eu quero, tornou o Paraíso em um deserto.

3 - Não seja como eu quero, e, sim, como tu queres, tornou o deserto em um Paraíso e fez do Getsêmani a porta para os céus.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com todo o Coração

  Extraído do Livro A volta ao 1º Amor - Pág: 39   - Bispo Emir Castro de Macedo Com todo o Coração “Eu é que sei que pensamentos tenho...