Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 34 - Mensagem à Igreja em Filadélfia

Mensagem à Igreja em Filadélfia

(Apocalipse 3:7-13)

          “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”  Apocalipse 3:7-13

             Verso 7: “Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi;”

            Santo – Separado. A oração do Pai Nosso – Santificado.

            O que é verdadeiro - João 8:32 e 36“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

            Em Apocalipse 1:18, o Senhor Jesus disse a João: “Eu tenho as chaves da morte e do inferno.”

            Apocalipse 1:18 “... e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

            Vitória sobre a morte e o mundo invisível.

            A Igreja em Filadélfia – O que tem a chave de Davi.

            O que tem a chave de Davi

            O Senhor anuncia o seu direito como cabeça e Senhor da Casa de Davi. O que é o Seu reino aqui na terra, não mais como prerrogativa somente dos judeus, mas a toda criatura.

            João 3:16,17“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” Salvar a todos os do mundo.

             Verso 8: “... eis que diante de ti pus uma porta aberta...”

            A igreja em Filadélfia, era uma igreja que ministrava perante o Senhor em Jejum e Oração, tendo como objetivo principal a salvação dos perdidos, o que lhe dá o nome de Igreja missionária.

            O que entendemos?

            - Que o Senhor abre a porta para suas igrejas.

            . Abre a porta da evangelização para os seus membros.

Marcos 16:15,16“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

            . Abre a porta do coração para os ouvintes.

            . Abre as portas para entrada de seu povo no Lar Eterno.

       . Abre as portas da oportunidade para os fiéis. E também fecha a porta da comunhão contra os infiéis.

            . Mateus 25 (Virgens loucas) – Fecha a porta para os insensatos e contra os que obram ou praticam a iniquidade, embora no último momento, desejam entrar, mas já é tarde.

             - O que também notamos, que ninguém pode fechar a porta que o Senhor Jesus Cristo abre. Se o Senhor nos abre a porta, não existe poder na terra, nem no inferno, capaz de fechá-la. Podemos avançar apesar do diabo, o mundo e todos os falsos mestres quererem ou tentarem de alguma forma impedir a nossa comunhão.

             Verso 8: “... tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.”

            - Temos aqui dois exemplos eternamente indispensáveis.

            1) O de guardar a Palavra do Senhor a qualquer custo.

            2) O de não negar o Seu Bendito Nome, seja qual for a circunstância.

            3) Para isso devemos conhecer as astúcias de satanás, com todos os artifícios diabólicos com a prova de espiritualidade.

             Verso 9:        “... sinagoga de Satanás.”

            Em todas as épocas, o diabo tem as suas igrejas, seitas, grupos. Seus apóstolos se transfiguram em apóstolos de Cristo.

            Igreja em Éfeso, o Senhor a exalta, quando diz; “puseste a prova os que se dizem apóstolos e não o são, e tu os achastes mentirosos.

             Verso 9: “Farei que venham e adorem prostrados aos teus pés.”

            Lição preciosa:

            Os crentes em Filadélfia, não se vingaram de seus inimigos. Reconheciam que a vingança pertence somente a Deus, conforme lemos em Romanos 12:19“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

            O que entendemos que tão preciosa é a tal vingança, quando o Senhor faz que os perseguidores finalmente se convertam e se prostrem aos pés para adorarem a Deus.

            Salmos 23:5“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

             É quando podemos transformar a PERSEGUIÇÃO MAIS AMARGA em PRAZER, para os que conseguem se refugiar nessa consolação.

            Exemplo:  Apóstolo Paulo e Estevão.    

            Falsos Ensinamentos

            Rios de Água Viva fluindo de nosso interior, não permitindo que entrem no nosso interior.

            João 7:37-39“E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”

             Diz a Palavra: “Não vos embriagueis com vinho, que gera contenda, mas enchei-vos do Espírito Santo.”

             Verso 9: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação (provação) que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.”

            1) “Como guardaste a palavra da minha perseverança”, isto é, PACIÊNCIA (Domínio próprio).

            2) Não apenas suportar a grande tribulação, mas sim, rompê-la com dignidade – esperança, não perdendo o alvo, que é o arrebatamento. Lembrando sempre, que só os perseverantes serão salvos.          

            para tentar os que habitam na terra”

            Necessitamos entender a nossa posição e em que classe estamos no mundo. Há somente duas classes:

            1) Os que habitam na terra.

            - A bênção dependerá de onde estiver o coração.

            O arrebatamento virá como um laço sobre todos os que habitam na face da Terra. Lucas 21:34-36“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.

            O nosso coração não deve estar ocupado, nos interesses de casas, terrenos, em dinheiro e bens meramente terrestres, porque desta maneira vivem os habitantes da terra. Lucas 12:30.

            2) Os cidadãos do Céu.

            Ao contrário se realmente formos cidadãos do Céu, o nosso coração estará voltado para a salvação dos perdidos, na paz uns com os outros. “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” O Esconderijo do Altíssimo - Salmos 91.

          Verso 11: “. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”

            A coroa pode ser tomada:

            . Com falsos ensinamentos;

            . Quantos estão perdendo a fé;

            . Nos Estabelecimentos de Ensino;

            . Filosofias vãs – Exemplo: Saulo de Tarso, Retóricos da França, Carl Max, Lenin.

            O que estão aprendendo nas escolas? Estão sendo despoluídos em casa, ou poluindo os familiares?

             Encerrando:

            Apocalipse 3:20“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
            O Senhor está abrindo a porta, da oportunidade para você que está lendo esta mensagem. Abra o seu coração para o Senhor Jesus Cristo. Esta porta aberta para você, ninguém pode fechar. Glórias a Deus!

            Ele faz brotar pomares no deserto. Aleluia.

Salmos 23:1 – “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discernindo a Obra do Senhor.

A Mulher do Fluxo de Sangue Meditação          “E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todo...