Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de março de 2025

Parábolas de Jesus Cristo.

 Extraído do Livro Estudos Bíblicos - Volume 5 -  Pág: 51

 - Bispo Emir Castro de Macedo

A Ovelha Perdida – A Dracma Perdida – O Filho Pródigo

 

A Confirmação da Graça Sobre a Lei

A Ovelha Perdida

            “E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. E ele lhes propôs esta parábola, dizendo: Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso; e, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Lucas 15:1-7

            O Senhor Jesus, o que é o doce dos Céus: A GRAÇA VEM.

            Pelo amargo dos homens: A LEI.

            Onde abundou o pecado: coberto pela lei.  Superabundou a Graça - pecado apagado - cancelado.

            Verso 4 - “Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?”

            Se um homem por interesse transitório, pela perda de lucro, se esforça para salvar uma ovelha, quanto mais o Senhor Jesus Cristo para salvar uma alma humana que tem um valor de eternidade.

            A primeira ovelha - animal - perdida de qualquer forma desapareceria, como se não tivesse nascida. O pastor se esforça para tê-la como alimento - matando-a. A ovelha que não está com as noventa e nove, está perdida.

            O Pastor que é Jesus - O Sumo Pastor das ovelhas, sai angustiado, humilhado e pronto a dar a sua vida para salvá-la. Não é impulsionado pelo valor da ovelha, mas pelo seu imensurável AMOR. Amou o mundo.

            João 3:16-17 - “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

            Até que venha a achá-la: o pastor saiu resolvido a achar todas e as encontrará, pela GRAÇA de Sua CRUZ ou pelo poder do Seu trono.

            Todos têm que ter um encontro com o FILHO DE DEUS. Ou o encontra como seu SALVADOR ou como SEU JUIZ.

            Verso 5 - “Achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso.”

            Que    imensurável compaixão deste Pastor - Jesus.

            Nenhuma palavra de repreensão. É um momento de gozo para o Salvador e para a ovelha. Ele quer alimentá-la e dá a vida por ela.

            A ovelha antes: Perdida e cansada. Está esgotada.

            O pastor sabe do seu estado. Ele não a arrasta, nem obriga e nem ordena, mas a leva no seu ombro, OMBRO FORTE como disse Isaías, que governa o universo.

            Chegando em casa, convoca os amigos.

            Enquanto no deserto, buscando a ovelha, o pastor estava fora de casa.

            João 14:3“E, quando eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também.”

            Regozijo no Céu:

            1 Pedro 1:12 - “Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

            Mateus 18:10-11“Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai que está nos céus. Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.

            Atos 18:24-26“E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aquila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.

            Hebreus 1:13,14“E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

            Salmos 34:7“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.

 

A Dracma Perdida

            “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” Lucas 15:8-10

            Na primeira parábola: Encontramos o Amor do Pastor - O Filho de Deus, em procurar o perdido.

            Nesta segunda: A dracma perdida, o interesse do Espírito Santo em buscar o que se perdeu e que se tornou em um valor, sem valor – desvalorizado.

            Verso 8“Ou qual a mulher, que tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?”

            Esta mulher perdeu um valor, que não sendo utilizado, não está produzindo, porque está perdido.

            A dracma apesar de ser de pequeno valor, foi sentida profundamente a sua perda. Era um dom do Espírito. Perdida dentro da própria casa. Apesar de estar dentro da casa, estava tão inútil, quanto a ovelha perdida num despenhadeiro de um país longínquo. Estava dentro do lugar seguro, mas sem visão, de ser um instrumento precioso nas mãos de Deus. Apesar de ser encontrada pelo Senhor Jesus para salvá-la, está perdida e sendo procurada pelo Espírito Santo para poder usá-la.

            Não só a moeda se perdeu, mas todo o serviço que ela podia prestar.

            Acende a candeia e varre: Deus faz brilhar a sua luz e emprega a vassoura da adversidade para adquirir de novo o que considera um tesouro perdido. A vassoura é usada para limpar o lixo do pecado, do murmúrio, da inveja, do egocentrismo, que gera as trevas da incredulidade; ou então, não pode achar a alma que quer usar.

            Verso 9 – “Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.”

            Alegrai-vos: O perdido salvo é motivo de grande regozijo, não só para o Sumo Pastor Jesus, para o Pai, mas para o Espírito Santo que quer usá-lo.

            Qual o lixo que precisa ser varrido em nossas vidas? Em nossos corações?

            A candeia que é a PALAVRA, está acesa, o Espírito Santo tem a vassoura, o temor renovado, Salmo 119:105“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

            Com a cabeça Cristo, coloquemos os nossos pés na vereda dos justos - Provérbios 4:18“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

 

O Filho Pródigo

            E disse: Um certo homem tinha dois filhos; e o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores.

            E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. Lucas 15:11-24

            Verso 12 “Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence.”

            O filho não tinha razão. O Pai não negava coisa alguma ao filho que fosse justa. Espírito de divisão, estando na casa. Quer seguir a sua própria vontade, ser o seu próprio deus (EGO). Sentimento que é a raiz, o nascedouro de todo pecado.

            Gênesis 3:5“Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.”

            Isaías 53:6“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.

            Como interesseiros, queremos usar tudo que o Pai nos dá em nossos próprios interesses, e, muitas vezes, contra Ele.

            Repartir por eles a fazenda:

            Deus entrega estes ególatras – EGOCÊNTRICOS para andar nos seus próprios caminhos, nos seus desejos imundos, paixões. A pior coisa que pode acontecer ao ser humano, a mais terrível mesmo, é ser abandonado por Deus para fazer tudo o que deseja. E o pai o faz somente porque anseia que seu querido filho caia em si e volte a casa paterna, não apenas em corpo, mas em espírito. Romanos 1:24“Pelo que também os entregou as concupiscências do seu coração, a imundícia, para desonrarem seus corpos entre si.”

            Verso 13 “Partiu para uma terra longínqua.”

            O pródigo não saiu de casa porque queria ser criminoso. Desejava uma vida diferente, feliz aos seus próprios olhos. Errou o Alvo! Não renunciou a si mesmo. Esperava achar o gozo, como muitos hoje. Igreja e Mundo. O que a mocidade chama de divertimento, que na verdade esse contentamento dura pouco tempo.

            O que realmente satisfaz, é somente aquilo que é tão eterno, como eterna é a sua alma.

            Deseja um lugar, tão longe de Deus, que ninguém possa conhecer as suas ações. Há muitos pródigos hoje (desperdiçadores) que estão gastando o seu tempo, talentos, bens, força, saúde e corpos, só nas coisas terrestres e transitórias.

            Verso 14 “Havendo ele gastado tudo.”

            Tudo que é da terra tem o seu prazo determinado. Todas as riquezas cessarão, toda posição e honrarias humanas passarão. Ler Hebreus 11:24-27 – “Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.

            Deixou o Egito, enquanto hoje, muitos voltam ao Egito (mistura).

            Houve grande fome: Os que gastam tudo, chegam a passar fome.     

            Verso 15 “Foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra.”

            Observação: Oferecem toda a sua força a Satanás, e agora Satanás requer o seu próprio corpo e alma. É o destino daqueles que andam na mentira ilusória.

            Verso 16 – “Ninguém lhe dava nada.”

            O pródigo vendeu-se em vão. Ficou sempre sem ter o que comer e que realmente satisfaz. Abandonado por todos.

            Verso 18 “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai.”

            Ele tinha que dizer: eu venho como estou.

            Como estou? Cansado, sobrecarregado. É para estes o convite de Jesus.

            Pequei contra o céu: o arrependimento contra o próximo, nenhum valor tem, tem que ser para com Deus em primeiro lugar - João 15:5 – “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

            Verso 20 “Levantando-se foi para seu Pai.”

            Quando ainda estava longe!

            O Pai correndo, lançou-se lhe ao pescoço! - CORRENDO.

 

            TESTEMUNHO

            Certo crente, vendo que o seu pai estava partindo para o encontro com Cristo. Doera o seu coração ao lembrar-se que ferira muitas vezes o seu coração amoroso com desobediência. Contudo, pediu ao pai que o perdoasse. O pai com intenso sofrimento, rosto mostrando suas dores, corpo debilitado, virou os olhos para o filho, cheios de AMOR e disse: NÁO ME LEMBRO, MEU FILHO QUERIDO, que fizeste coisa alguma para me entristecer. O filho esperava logo o seu perdão, mas nunca até esse grau - Hebreus 8:12 – “Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.”

            Verso 21 “O filho disse: Pai, pequei.”

            Verso 22 “Trazei depressa...”

            Verso 24 “Estava morto e reviveu.”

 

CONCLUSÃO

            Descobriu finalmente o pródigo, que as coisas espirituais são muito mais reais do que o ouro deste mundo, do que os cuidados e os divertimentos com que ele se preocupava.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Grande Conflito - Quando o Espírito Santo fala

  Extraído do Livro Quando o Espírito Santo fala - Volume 03 -  Pág: 11   - Bispo Emir Castro de Macedo O Grande Conflito REFLEXÃO Es...