Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de junho de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 07 - O Retrovisor da Fé

O Retrovisor da Fé

            Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.” Isaías 30:21

            Nota:

            Retrovisor – Pequeno espelho colocado de tal maneira que, quem guia um veículo, este possa ver o que se passa por detrás deste.

            Pecados Ocultos – Confessar e deixar.

            Provérbios 28:13 e 23“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia... O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua.”

            Miquéias 6:8“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia (benignidade), e andes humildemente com o teu Deus?Miquéias 5:13“E destruirei do meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas; e tu não te inclinarás mais diante da obra das tuas mãos.(grifo nosso)

            Somos ramos da videira verdadeira e sem Ele, Jesus, nada podemos fazer. João 15:1 e 5 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador... Sem mim nada podeis fazer.”

            Não olhar para trás

            Lucas 9:62“E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

            Efésios 2:1,2“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; (grifo nosso)

            Apocalipse 21:5“E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.”

            Nota:

            Entendemos se tratar do Novo Testamento, ou a Nova Aliança no sangue do Senhor Jesus.

            Na Antiga Aliança, ou Velho Testamento, segundo nosso entendimento no que lemos em Isaías 5:1-7“Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu amado a respeito da sua vinha. O meu amado teve uma vinha num outeiro fertilíssimo. Sachou-a, limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas. Agora, pois, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas? Agora, pois, vos farei saber o que pretendo fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que a vinha sirva de pasto; derribarei o seu muro, para que seja pisada; torná-la-ei em deserto. Não será podada, nem sachada, mas crescerão nela espinheiros e abrolhos; às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do Senhor; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor.

            Nota:

            Apesar de se tratar de uma parábola, ela revela o prazer, o amor que Deus tem no povo escolhido; e no fim mostra a ingratidão daquele povo para com Ele.

            O que o homem produzia como justiça, chegava diante de Deus como trapo de imundice.

            Versos 7 – “Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?”

            João 3:16“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

            Nota:

            Beneficiário do Senhor. É todo aquele que n’Ele crê.

            Seu galardão – A vida eterna.

            O Senhor deve esperar bons frutos do povo que recebeu Sua revelação, Seu amor e Seu perdão, e quantas vezes não os acha.

            Romanos 11:29 – “porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.”

            Todavia, é grande a responsabilidade de quem recebe e como emprega os dons recebidos do Senhor.

            A marca do falso profeta. Tem realmente o dom, mas a vaidade, a arrogância, o interesse egoísta, são tumores não amolecidos com óleo. São egocêntricos. Exigem rendição, mas nunca se rendem. Foram levantados do monturo, mas nunca descem para se humilharem e entram na síndrome luciferiana da exaltação e dirão naquele dia: “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. Mateus 7:22,23

            Mateus 7:26,27“E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

            Nota:

            O que ouve a Palavra de Jesus e não a pratica, é como um insensato que constrói a casa espiritual de sua vida, sobre os alicerces humanos da vaidade, do dinheiro, dos títulos de fama, da popularidade, da arrogância, do egocentrismo e do egoísmo, é como areia que não resistem a ação demolidora do juízo final. São doentes da alma envolvida pelo pecado, que só podem ser curados pelo sangue do SENHOR Jesus. É necessário entender que não podemos receber a GRAÇA, oriunda de maiores humilhações sofridas por um perfeito inocente que se fez carne e sangue, assumindo os nossos pecados e usarmos essa Graça, na exaltação, arrogância, vaidade espiritual em causa própria. A GLÓRIA pertence somente ao SENHOR JESUS CRISTO, que nos comprou pelo alto preço de Seu precioso sangue na Cruz do Calvário. Não nos pertencemos, somos do SENHOR.

            O verdadeiro retrovisor da , no caminho, é o alicerce para construção de nossa casa Espiritual. É a humildade, o verdadeiro amor que recebemos da fonte. Deus é amor. É o Princípio que nos espera no Fim. É o Primeiro e o Último que completará a construção de nossa casa espiritual, cuja cobertura é o Céu.

 

            Vigilância Absoluta

            Provérbios 22:4“O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida.

            Provérbios 24:21,22“Teme ao Senhor, filho meu, e ao rei e não te associes com os revoltosos. Porque de repente levantará a sua perdição, e a ruína que virá daqueles dois, quem a conhecerá?

            Nota

            A exaltação, a arrogância, exige obediência, mas não obedece.

            Provérbios 16:18,19“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos.

            Provérbios 21:16“O homem que se desvia do caminho do entendimento na congregação dos mortos repousará.

            Provérbios 22:26,27“Não estejas entre os que se comprometem e ficam por fiadores de dívidas, pois, se não tens com que pagar, por que arriscas perder a cama de debaixo de ti?

            Provérbios 11:15“Quem fica por fiador de outrem sofrerá males, mas o que foge de o ser estará seguro.

            Provérbios 11:8 – “O justo é libertado da angústia, e o perverso a recebe em seu lugar.

            Nota:

            Quando um líder se exalta e entra na arrogância, a primeira vítima é a ovelha e a palavra, que passa a ser apenas a sua narrativa com os acréscimos e omissões segundo os seus próprios interesses e perde a autoridade sobre a família.

            O declinar nem para a direita nem para a esquerda, nos dá a ideia geral de evitar a indevida interferência em assuntos, particulares de outrem.

            Provérbios 6:16-19 – “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.”

            Nota:

            Os deveres dos ministros. Humildade no princípio até o fim.

            1 Pedro 5:1-4“Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.

            Nota:

            Os pastores devem agir como se já vissem o Senhor, e com estão sendo vistos por Ele.

            1 Pedro 5:5-7“Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

 

Encerrando
            Retrovisor no Caminho

            2 Pedro 1:9-15Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados. Também considero justo, enquanto estou neste tabernáculo, despertar-vos com essas lembranças, certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo, como efetivamente nosso Senhor Jesus Cristo me revelou. Mas, de minha parte, esforçar-me-ei, diligentemente, por fazer que, a todo tempo, mesmo depois da minha partida, conserveis lembrança de tudo.(grifo nosso) Amém.

            Obs.:

            Tudo que fazemos por sermos salvos, é infinitamente menor em comparação ao que o Senhor Jesus fez, o que Ele passou para realizar a nossa salvação.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 06 - Jesus Cristo é o Único Fundamento de sua Igreja

Jesus Cristo é o Único Fundamento de sua Igreja

            “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas." Mateus 7:24-29. “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18

            Introdução     

            Consideremos Apocalipse 3:20Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

            E a indagação é:

            O Senhor Jesus está ocupando todo o espaço na igreja?

            Você está levando a sério toda a Palavra de Deus?

            Ela está sendo usada como orientação exclusiva?

            Está dizendo “Amém” a toda a Palavra de Deus?

            Não está disposto a fazer concessões?

            Somente assim impediremos a penetração de doutrinas e comportamentos, verdadeiras críticas à Palavra de Deus e um cruel desrespeito à Pessoa do Senhor Jesus Cristo, que enfatizou: “Eu sou a Verdade...” João 14:6. E em João 14:23 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”.

            Conclamo-o à renovação de uma atitude compromissada e coerente diante do ensino da Palavra de Deus, o que significa nos deixarmos determinar pela Palavra e nunca por tradições ultrapassadas e adaptações humanas. Ele virá como aquele que não permite nenhuma transigência diante da SUA PALAVRA e que julgará de acordo com a Palavra de Deus, porque o seu nome se chama a Palavra de Deus – Apocalipse 19:13.            Portanto,

Não pode existir abismo entre Jesus e a Sua Palavra.

            O herói do Gólgota é fiel e verdadeiro, por isso, orientações e tradições humanas não podem ser colocadas acima da autoridade da Bíblia.

            Apocalipse 3:20 – “Eis que estou à porta e bato...”

            Convido-o a tomar a posição de vigilante, porteiro, para escutar Suas batidas e deixar entrar, agora, Aquele cuja vinda está próxima.

             Para meditação e estudo:

            Mateus 13:3-23 - E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

            E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram. Escutai vós, pois, a parábola do semeador. Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.”

 

         Tempos difíceis para a Igreja do Único Fundamento

            Vivemos numa época tão difícil, em que as transições são sentidas em todos os parâmetros da humanidade, quer social, político, econômico-financeiro, com grande influência no procedimento religioso, ocasionando adaptações, misturas e imitações que culminam com o afastamento dos requisitos morais e espirituais exigidos por um Deus Santo que anela por uma sociedade dos seus escolhidos, que andam com ele. Com toda humildade que o Senhor Jesus Cristo, pelas suas infinitas benignidades, possa me conceder, quero ser como Enoque, o retrato do homem justo, que não teve o hábito de errar o alvo, nem se desviar da estrada estreita e apertada. Andemos com Cristo.

            A Palavra de Deus é imutável. Ele é o que é – Apocalipse 22:18-19 - “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

            O caráter, conduta e destino do homem de Deus são errados, quando prefere ter a Palavra de Deus fora de sua vida. Torna-se, então, como palha sem valor algum, ao sabor do vento; inseguro, sem nenhuma esperança de permanecer na verdadeira obra do Espírito. É sem fruto, sem vida, podendo desfrutar no presente de uma aparência enganadora, todavia sua ruína é inevitável, uma vez que não possui alicerces, se constituindo numa casa construída sobre a areia. CORRE SEM LUZ NO ANOITECER DA VIDA, e, de repente, vê-se perdido na escuridão da noite, entrando num deserto infinito, sem fronteiras. Recusa-se a um olhar introspectivo nos recônditos de seu coração, para não se surpreender com as mazelas morais que ali se escondem. Quanta sensualidade, quanta vilania, quanto egoísmo, quanta inveja e quanta torpeza aninhados! Contudo, a vereda do justo, conforme Provérbios 4:18, “É como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.

O caminho do justo desemboca na vida eterna.

            A Palavra de Deus deve ser o nosso espelho; devemos olhá-la sincera e francamente. Deixemos que a Palavra de Deus atue como uma radioscopia, e que os raios, incidindo sobre nós, mostrem o seu real julgamento. Assim, permitimos que o Espírito Santo estanque o mal e haja cura interior. Dessa forma, podemos enfrentar as tempestades da vida com a convicção de que possuímos um poderoso suprimento de riquezas depositado para o nosso uso, proporcionando que as raízes de nosso viver cheguem bem fundo, até alcançar os vitais lençóis de água viva, que nos darão a necessária persistência para a hora da provação.

            Não devemos negar a Palavra do Espírito, trocando-a pelos conceitos humanos.

            Nestes dias calamitosos, há muitos corações confusos. Eles tentam encontrar uma solução rápida e fácil; ignorando os preceitos divinos, sua paciência, sua infinita sabedoria e o intenso cuidado como Pai celestial pelos filhos. Os homens buscam o auxílio dos outros homens e, nada encontrando, buscam as forças do mal, envolvendo-se nas malhas do maligno. Entretanto, a Palavra de Deus, que não falha, nos afirma que Satanás é um inimigo derrotado. O Senhor Jesus Cristo o derrotou na cruz do Calvário, morrendo em nosso lugar. Não existe maior amor do que este. Os que dão crédito à mentira e ao engano são adeptos do adversário que é chamado pai da mentira. As armadilhas começam com o descrédito à Bíblia, a crítica à verdadeira obra da Palavra e do Espírito. Para onde iremos nós, Senhor, bradavam angustiados os discípulos, se só tu tens palavras de vida eterna?

            Sim, amado, para onde iremos?

            Somente Ele dá paz, sossego, tranquilidade e perdão completo de todas as nossas faltas. Romanos 8:1 - “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”

            O livramento dos males do presente século vem através de uma só pessoa: Jesus Cristo, o único Senhor e Salvador.

            Felizes são os que NELE confiam. Não devemos exigir do Senhor um dilúvio de emoções. Não nos aproximemos dele com um juízo previamente formado a respeito daquilo que desejamos e determinamos, porque Deus sabe melhor do que nós, o que nos deve dar. Aceitemos mansamente o que Ele julgar melhor. Paulo teve tão admiráveis manifestações de coisas espirituais, que necessitou de um espinho na carne para não se exaltar e entender que em tudo devia dar graças.

Com todo o Coração

  Extraído do Livro A volta ao 1º Amor - Pág: 39   - Bispo Emir Castro de Macedo Com todo o Coração “Eu é que sei que pensamentos tenho...