Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 34 - Mensagem à Igreja em Filadélfia

Mensagem à Igreja em Filadélfia

(Apocalipse 3:7-13)

          “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”  Apocalipse 3:7-13

             Verso 7: “Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi;”

            Santo – Separado. A oração do Pai Nosso – Santificado.

            O que é verdadeiro - João 8:32 e 36“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

            Em Apocalipse 1:18, o Senhor Jesus disse a João: “Eu tenho as chaves da morte e do inferno.”

            Apocalipse 1:18 “... e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

            Vitória sobre a morte e o mundo invisível.

            A Igreja em Filadélfia – O que tem a chave de Davi.

            O que tem a chave de Davi

            O Senhor anuncia o seu direito como cabeça e Senhor da Casa de Davi. O que é o Seu reino aqui na terra, não mais como prerrogativa somente dos judeus, mas a toda criatura.

            João 3:16,17“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” Salvar a todos os do mundo.

             Verso 8: “... eis que diante de ti pus uma porta aberta...”

            A igreja em Filadélfia, era uma igreja que ministrava perante o Senhor em Jejum e Oração, tendo como objetivo principal a salvação dos perdidos, o que lhe dá o nome de Igreja missionária.

            O que entendemos?

            - Que o Senhor abre a porta para suas igrejas.

            . Abre a porta da evangelização para os seus membros.

Marcos 16:15,16“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

            . Abre a porta do coração para os ouvintes.

            . Abre as portas para entrada de seu povo no Lar Eterno.

       . Abre as portas da oportunidade para os fiéis. E também fecha a porta da comunhão contra os infiéis.

            . Mateus 25 (Virgens loucas) – Fecha a porta para os insensatos e contra os que obram ou praticam a iniquidade, embora no último momento, desejam entrar, mas já é tarde.

             - O que também notamos, que ninguém pode fechar a porta que o Senhor Jesus Cristo abre. Se o Senhor nos abre a porta, não existe poder na terra, nem no inferno, capaz de fechá-la. Podemos avançar apesar do diabo, o mundo e todos os falsos mestres quererem ou tentarem de alguma forma impedir a nossa comunhão.

             Verso 8: “... tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.”

            - Temos aqui dois exemplos eternamente indispensáveis.

            1) O de guardar a Palavra do Senhor a qualquer custo.

            2) O de não negar o Seu Bendito Nome, seja qual for a circunstância.

            3) Para isso devemos conhecer as astúcias de satanás, com todos os artifícios diabólicos com a prova de espiritualidade.

             Verso 9:        “... sinagoga de Satanás.”

            Em todas as épocas, o diabo tem as suas igrejas, seitas, grupos. Seus apóstolos se transfiguram em apóstolos de Cristo.

            Igreja em Éfeso, o Senhor a exalta, quando diz; “puseste a prova os que se dizem apóstolos e não o são, e tu os achastes mentirosos.

             Verso 9: “Farei que venham e adorem prostrados aos teus pés.”

            Lição preciosa:

            Os crentes em Filadélfia, não se vingaram de seus inimigos. Reconheciam que a vingança pertence somente a Deus, conforme lemos em Romanos 12:19“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

            O que entendemos que tão preciosa é a tal vingança, quando o Senhor faz que os perseguidores finalmente se convertam e se prostrem aos pés para adorarem a Deus.

            Salmos 23:5“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

             É quando podemos transformar a PERSEGUIÇÃO MAIS AMARGA em PRAZER, para os que conseguem se refugiar nessa consolação.

            Exemplo:  Apóstolo Paulo e Estevão.    

            Falsos Ensinamentos

            Rios de Água Viva fluindo de nosso interior, não permitindo que entrem no nosso interior.

            João 7:37-39“E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”

             Diz a Palavra: “Não vos embriagueis com vinho, que gera contenda, mas enchei-vos do Espírito Santo.”

             Verso 9: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação (provação) que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.”

            1) “Como guardaste a palavra da minha perseverança”, isto é, PACIÊNCIA (Domínio próprio).

            2) Não apenas suportar a grande tribulação, mas sim, rompê-la com dignidade – esperança, não perdendo o alvo, que é o arrebatamento. Lembrando sempre, que só os perseverantes serão salvos.          

            para tentar os que habitam na terra”

            Necessitamos entender a nossa posição e em que classe estamos no mundo. Há somente duas classes:

            1) Os que habitam na terra.

            - A bênção dependerá de onde estiver o coração.

            O arrebatamento virá como um laço sobre todos os que habitam na face da Terra. Lucas 21:34-36“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.

            O nosso coração não deve estar ocupado, nos interesses de casas, terrenos, em dinheiro e bens meramente terrestres, porque desta maneira vivem os habitantes da terra. Lucas 12:30.

            2) Os cidadãos do Céu.

            Ao contrário se realmente formos cidadãos do Céu, o nosso coração estará voltado para a salvação dos perdidos, na paz uns com os outros. “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” O Esconderijo do Altíssimo - Salmos 91.

          Verso 11: “. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”

            A coroa pode ser tomada:

            . Com falsos ensinamentos;

            . Quantos estão perdendo a fé;

            . Nos Estabelecimentos de Ensino;

            . Filosofias vãs – Exemplo: Saulo de Tarso, Retóricos da França, Carl Max, Lenin.

            O que estão aprendendo nas escolas? Estão sendo despoluídos em casa, ou poluindo os familiares?

             Encerrando:

            Apocalipse 3:20“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
            O Senhor está abrindo a porta, da oportunidade para você que está lendo esta mensagem. Abra o seu coração para o Senhor Jesus Cristo. Esta porta aberta para você, ninguém pode fechar. Glórias a Deus!

            Ele faz brotar pomares no deserto. Aleluia.

Salmos 23:1 – “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

sábado, 21 de outubro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 33 - O Cordeiro Mudo - Jesus antes de tudo

 O Cordeiro Mudo - Jesus antes de tudo

“Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca. Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada.” Atos 8:32-33

             O EUNUCO viajara mais de 1.500 quilômetros da Etiópia a Jerusalém para satisfazer a sua fome espiritual. Lá, no formalismo do judaísmo com suas cerimônias e regras exteriores, não encontrou paz para a sua alma. Todavia, levava a Palavra de Deus consigo para a Etiópia – África. Fora à cidade santa, anelando beber da água viva, mas voltava ainda com sede.

            Fora lá com fome pelo pão da vida, mas ainda estava com fome. Assim, assentado no seu carro regressando para sua terra, lia as Sagradas Escrituras, buscando paz para o seu coração.

            Como um cordeiro, mudo perante o seu tosquiador:

            Cordeiro – Palavra: Mudo perante o seu tosquiador. Nem uma palavra, diante das acusações. Pilatos admirou-se grandemente, mas condenou o justo e deu liberdade ao injusto. Mateus 27:13-14 “Então, lhe perguntou Pilatos: Não ouves quantas acusações te fazem? Jesus não respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o governador.”

            Pilatos deu crédito ao veneno dos fariseus, ao espírito do erro. Tosquiou o cordeiro. Tosquiar é cortar rente. Contudo, não pôde arrancar a raiz de Jessé. Glórias a Deus! Não abriu a sua boca, mas derramou a sua VIDA. Aleluia!

            Hoje, quantos estão tosquiando o Cordeiro – a Palavra. Mentindo, envenenando lares, mentes. Aproveitando o silêncio da oração dos verdadeiros fiéis, tosquiam, mascaram, sentimentalizam. Dominados pelo espírito do erro, requerem adoração, cultos e ceias com os corações cheios de ódio, abomináveis ao Senhor. Tosquiam, mas a raiz torna a crescer com os que andam, não na soberba e exaltação, e sim, na humilhação.

            O eunuco era homem inteligente e talentoso. Mas, ao confessar sua ignorância, descobriu sua verdadeira sabedoria. “Como poderei entender, se alguém não me ensinar?” Os que sabem tudo são os ignorantes sem esperança. Dominam, julgam, enganam, crescem por algum tempo, uma vez que repetem os mesmos venenos, tomam o lugar de vítima e, finalmente, descem.

            O eunuco recebeu o enviado pelo Espírito. Filipe ouviu a voz do Espírito Santo e anunciou a Jesus (versículo 35). Jesus foi a chave necessária para o eunuco entender a Escritura que lia.

            Pela lei, era vedada a entrada do eunuco na congregação do Senhor – Deuteronômio 23:1. Ouvindo, aceita a instrução, confessa sua ignorância e quer saber: “Eis aqui água. Que impede que eu seja batizado?” Deixou a sua religião formal, sua vida velha, e pediu o batismo nas águas, como sinal exterior do que acontecera no íntimo.

            O que ouvimos do que é enviado pelo Espírito traz paz, harmonia, louvor a Deus e humildade.

            O que vem do espírito do erro produz exaltação, ira, rebelião, blasfêmias contra o Espírito Santo. Tudo que fazem está ligado à terra. São moradores da terra; não são estrangeiros.

            Versículo 30 – “Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías.” Filipe não corria atrás desse eminente homem rico para receber algo dele, mas para transmitir-lhe a salvação, a maior dádiva existente. Com o suor de seu rosto comerás o pão de cada dia – Gênesis 3:19.

            O Cordeiro está mudo para muitos. As ovelhas parecem emudecidas. Há os que saltam, gritam, caluniam, perseguem. O espírito de engano assalta lares, pregam ódio, fogem da consagração e oração. Até quando? – Romanos 1:28-32 - “E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.”

 

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 32 - A Volta do Filho Pródigo

 A Volta do Filho Pródigo

(Lucas 15:11-32)

         1ª Escolha – A queda, deixou a casa do pai

         “E disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!” Lucas 15:11-16

      

         Foi levando parte de sua herança e quando empobreceu veio a fome e tornou-se empregado de um dos moradores da terra.

         Tinha fome porque ninguém lhe dava nada e desejava comer a comida dos porcos.

         O que queria dizer Jesus para nós?

         1) O homem é livre para escolher o caminho que deseja seguir. Receber as bênçãos e emprega-las como quiser.

         Podemos escolher, mas não podemos mudar as consequências de nossas escolhas.

         O que estamos escolhendo?  Nós escolhemos tantas coisas.

         O filho pródigo decidiu que se afastaria da casa do pai. Decidiu que seguiria um caminho de liberdade (libertinagem). Caminhos que levam para o caminho da morte.

         Nada nos impede de escolhermos o que vamos fazer.

        

         O pródigo – Independência.

         Planos que foram de morte. Caminho que parecia bom, mas que geraria morte.

         Emprego desqualificado. Invejando os porcos – Desejando partilhar do alimento dos porcos. Da Casa do Pai para o chiqueiro.

         Podia se lembrar do que acontecia na Casa do Pai.

         Quantas vezes, fazemos escolhas tão insensatas que nos tornamos escravos, daquilo que veio de uma enganosa escolha.

         Caminho, rota de destruição. Desejando comer o que os porcos comiam.

         O que é que temos de escolher para nos alimentarmos hoje? Pornografia? Sujeiras? Projetos familiares? Caminho de morte?

        

         Olha e cai em si.

         Para reconstruir a sua vida é cair em si, para se levantar no Senhor. João 15:5“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

         Tantos hoje vazios, porque seguiram os seus próprios caminhos.

         O filho pródigo se sentia só, desvalorizado, vazio de um sentimento nobre, vazio de amor. Sonhos destruídos.

         Seguiu o enganoso coração. Faltava o alimento que traz a paz. Chegou descendo até ali, pela escolha insensata.

 

        2ª Escolha – Caiu em si, para se levantar.

         “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar.

         E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.” Lucas 15:17-32

 

         Decisão – Vou pedir uma chance para ser um empregado.

         “Farei o caminho de volta. Reconstruirei a minha vida. Eu me levantarei e vou mudar este quadro miserável de minha vida.

    Levantar-me-ei dessa prisão em que eu entrei. Vou voltar o relacionamento com o meu Pai – (Atitude, escolhendo o caminho de volta para o meu Pai).

    Vou reconstruir esse cenário de minha vida, reconstruir tudo que foi destruído. Estou quebrado, mas não esmagado.”

         Saiu arrogante e volta com humildade, que recebeu o perdão do Pai.

         Pequei contra o Céu”.

         Esperança de si reerguer, confessando humildemente.

         Preocupação do Pai. “Onde está o meu filho?”

         O que importava para o pai era o retorno do filho. O pai lhe deu as boas-vindas abraçando-o. O pai o abraça e não deixou que ele falasse.  O anel – brasão de família - identificação – autoridade como filho. Alegria do retorno a Imagem e semelhança do Pai.

         Deus deseja como Pai Amoroso que é, compartilhar toda a sua alegria conosco. João 3:16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

         O plano que escolhemos pode ser o caos que passamos.

         Hoje Deus quer nos restaurar. Hoje é o dia de restaurarmos o que perdemos. Eu quero receber o perdão pelos meus pecados. A Alegria do Senhor que encontrou o que estava perdido.

         Façamos uma real avaliação do cenário de nossas vidas.

         O que realmente deseja o seu coração?

         Hoje é a oportunidade para se levantar do cominho da tristeza e insegurança; do que está te frustrando.

         Levantar-me-ei! Cantares de Salomão 2:10“O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.”

         “Levantar-me-ei sobre a lama da sujeira; vou mudar as minhas vestes. Desejo voltar para a paz da Casa de meu Pai. Reconstruir meus pensamentos e caminhos. Levantar-me-ei para ser mais que um vencedor nos braços de meu Pai, reconstruído a minha vida, para uma caminhada nova. Vou fazer o caminho de volta.”

         Alegria no Céu por um pecador que se arrepende. Aleluia!

 

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 31 - A última Páscoa e a Santa Ceia

 A Ceia do Senhor

(Mateus 26:26-29)

            A Instituição da Ceia - “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.” Mateus 26:26-29

            A última Páscoa. A Santa Ceia - “E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.” Marcos 14:22-25

            “E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.” Lucas 22:15-20

            A Instituição da Ceia

            Jesus iniciou o seu ministério público submetendo-se ao batismo nas águas e o encerrou instituindo a Sua Ceia.

            Em tudo o Senhor é o Princípio e o Fim para os salvos. O que entendemos que tanto o batismo nas águas quanto a Santa Ceia são preciosíssimos ao coração dos que o amam.

            A Ceia do Senhor.

            1) “Em memória” - É uma lembrança de um Amigo e Salvador

            2) Ausente – É uma promessa da volta deste amigo.

            3) É um paradoxo, de um amigo ausente que virá e está presente todos os dias.

            NOTA:

            O Senhor Jesus Cristo nasceu sob a Lei dada por Moisés e guardou essa Lei observando a Páscoa.

            “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?”

            Gálatas 4:4-5“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.”

            Entendemos que somos livres do cativeiro das formalidades para vivermos segundo o resgate, absolvição pelo perdão dos pecados confessados e abandonados.

            Gálatas 4:9“Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?”

            Obs.: O que o Apóstolo Paulo nos alerta em Gálatas 4:29“Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.”

            Colossenses 3:13-14“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.”

            Encerrando:
            O Senhor Jesus observou e cumpriu a Páscoa, estabelecendo a Sua Ceia.

            Os que se ausentam da Ceia do senhor, deixam de receber a tranquilidade dos temores, consolação nas tribulações e tomar posse da vitória em perdoar o próximo.

            Na noite em que foi traído, Jesus comeu em um sentido real, a última Páscoa que foi consumada no dia seguinte quando o verdadeiro Cordeiro de Deus foi imolado, crucificado. Assim a festa da Páscoa deu lugar à Ceia do Senhor.

             Nota: Não podemos observar verdadeiramente a Ceia, sem darmos ao Senhor Jesus o primeiro e principal lugar no culto. O sangue da Nova Aliança, isto é, o sangue do Novo Testamento.

            Assim como o Velho Testamento foi confirmado com o sangue de animais, (Êxodo 24:8“Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras.”); o Novo Testamento foi confirmado com o sangue do Senhor Jesus Cristo, Hebreus 9:16,17“Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?”

            Mateus 26: 29b – “... até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.”

            A Ceia do Senhor nos faz olhar para o futuro, para o arrebatamento dos salvos, que está próximo.

Com todo o Coração

  Extraído do Livro A volta ao 1º Amor - Pág: 39   - Bispo Emir Castro de Macedo Com todo o Coração “Eu é que sei que pensamentos tenho...