Estudo Bíblico
Cura Interior
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30
Nota:
Cansados e sobrecarregados – São os que levam o fardo dos fariseus, as exigências da lei e as tradições para serem salvos, conforme lemos em Mateus 23:4,5 - “Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas.”
Nota:
Filactérios – Rolos de couro que os judeus usavam na testa, no peito perto do coração e no braço esquerdo traduzidos por orla.
Os fariseus se prendiam ao aparente desse costume, esquecendo-se, porém, da sua humilde mensagem das quatro passagens bíblicas de Êxodo 13:3-16, e, Deuteronômio 6:4-9 e, 9:13-21
Nota:
Êxodo 13:3 – “Disse Moisés ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou de lá; portanto, não comereis pão levedado.”
Pão levedado – “Sete dias comereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel.” Êxodo 12:15, O que entendemos que levedar é fazer fermentar. O que é uma porção da massa velha em alto grau de fermentação introduzida na massa nova e fresca.
1 Coríntios 5:6-8 - “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade.”
Nota:
Fermento – Mal de qualquer tipo. Tem a tendência de se difundir ou irradiar em tudo.
Enquanto a luz semeia-se para o justo e a alegria para os retos de coração, como lemos em Salmos 97:11 - “A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.”
Tolerar na igreja o fermento da aparência, do egocentrismo e arrogância, seria compartilhar na culpa do pecado. Efésios 3:16 - “Para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;” (grifo nosso)
Nota:
Assim como o corpo humano recebe força pela alimentação física, o homem interior é somente revigorado pelo Espírito do Senhor Jesus Cristo. João 15:7 - “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.”
Lucas 17:20,21 - “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.”
Nota:
A vinda de Cristo não depende de ritos exteriores, mas de recebe-lo de coração com humildade e confissão de pecados, cometidos tantas vezes por pensamentos, palavras e ações.
Efésios 4:17 - “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos,”
Nota:
Somente pelo processo de uma renovação contínua do Espírito é possível viver a vida cristã, como lemos em Provérbios 4:18 - “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”
Nota:
Dia perfeito, isto é, ser meio-dia. Fonte da luz para romper as trevas até a meia-noite. João 12:35,36 - “Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles.”
Em Mateus 5:14-16 - “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”
Nota:
É o que confirma a influência e a responsabilidade do cristão neste mundo. O sal que preserva e dá sabor e a luz que brilha e se opõe às trevas.
O que cremos proporcionar a paz e cura interior, entendendo que os males lamentáveis são físicos e espirituais. A cura da enfermidade física, do corpo, pode advir de remédios ou da intervenção divina, enquanto que os males da alma só podem ser curados pelo poder do Espírito de vida do sangue de Jesus que nos traz a paz.
É entender que o pecado e o castigo pertencem a nós, mas o Senhor Jesus Cristo, sem mácula nem culpa, voluntariamente assumiu ambos em nosso favor, nos trazendo a paz e cura interior que se renova a cada dia, ainda que o nosso homem exterior se corrompa. Isaías 53:4 - “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (grifo nosso)
Nota:
Transgressão – Ir além, violar, consequência de ter feito o que não se devia fazer, infração.
Salmos 51:3 - “Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”
Salmos 51:12,13 - “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.”
Iniquidade – Perversidade, falta de equidade que é a aplicação de justiça igual para todos.
Mateus 7:22,23 - “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (grifo nosso)
Nota:
Mateus 7:21 - “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”
Os falsos profetas não somente enganam aos homens, mas também a si mesmos acerca de seus talentos para convencer, levados pela exaltação e vaidade pessoal. Empregam o nome do Senhor Jesus Cristo, sem o Espírito e amor verdadeiramente cristão. Praticam a iniquidade, fingindo-se servos de Deus. São exaltados, não entendendo que sem a primordial humildade não passam de religiosos materialistas que exigem obediência sendo desobedientes. Não são curados interiormente. Estão sempre em guerra. Há necessidade de cura, paz.
Considerações Finais
Mateus 11:25 - “Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.”
Necessitamos entender que não há oposição entre o Evangelho e a inteligência ou sabedoria. Portanto não há ligação entre a sabedoria humana e a verdadeira religião. Segundo o nosso entendimento, há grande vantagem para os que estudam as Escrituras, e conhecem bem o português. Entretanto há de se entender que o intelecto do homem não pode sobrepor a sua moral e nem tanto da cabeça como do coração, o indispensável, contudo, é ter humildade.
É quando os eruditos ou sábios orgulhosos estão infinitamente mais longe de compreender as Escrituras do que os mais desprezados, mas humildes pequeninos. Nos faz lembrar do Senhor Jesus no cenáculo, quando se cingiu com uma toalha para lavar os pés dos discípulos. Que lição de humildade.
1 Pedro 5:5,6 - “Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,”
“Vinde a mim todos os que estais cansados”
São também os cansados de pecarem e anelavam pela Sua imensurável graça e misericórdia.
O pecado leva à escravidão. O fardo é pesado. Todavia o fardo do perdão é leve e leva os salvos a olhar para o alto. Enquanto o pecado leva os seus escravos a estar debaixo de uma canga que os faz tão somente olhar para baixo. Só terra, terra, terra.
“Porque o meu jugo é suave.”
Significa obediência e submissão, convivência e serviço.
Nota:
O apelo do Senhor Jesus Cristo tocou profundamente o coração da pecadora e ela foi chorando ao seu Senhor e Salvador onde achou verdadeiro descanso para a sua alma cansada e sobrecarregada, alcançando a cura interior. O melhor descanso é o da alma, fazendo-a habitar em paz, assentando-se aos pés do Senhor e ouvir Suas palavras.
O descanso que o Senhor Jesus dá não é o de um mundo calmo, mas é de perfeita paz em um ambiente de grandes perturbações.
A estratégia de Satanás é sempre criar tempestades. Todavia a ação do Senhor Jesus Cristo é dissipá-las.
Salmos 23:4 - “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”
Nota Final:
Davi creu na promessa e pela fé trouxe o futuro para os seus dias. Davi falou, Tu estás comigo! E nós? Jesus falou, Eu estarei convosco todos os dias!
Isto é CURA INTERIOR de Apocalipse 21:5,6 - “E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.”
AMÉM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário