Jesus Cristo o Verbo (Filho) de Deus
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” João 1:1-5
“E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.” Apocalipse 19:13
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Nota:
Verbo – Jesus Cristo, O Filho do Criador Deus.
João 14:5,6 – “Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
Nota:
Quantos nos dias de hoje ainda não discerniram o verdadeiro caminho para a vida eterna, e estão tomados pelos sentimentos de Tomé. São como os que procuram em todo o canto os seus óculos, quando estão nos seus próprios olhos. O Senhor Jesus Cristo é mais do que aquele que mostra o caminho. Ele é o Caminho. Quando estamos n’Ele, estamos no caminho que é verdade e vida.
Romanos 8:1,2 – “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.”
João 8:36 – “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”
João 5:39 – “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”
Nota:
O maior número de pessoas é levado a perdição mais lastimosas, pelo mundo com sua ciência, literatura e civilização sem Cristo, que na realidade permanecem mortos enquanto vivem se não reconhecerem a JESUS Cristo como único e suficiente Salvador. Tenhamos o cuidado para não imitarmos a vida deles, como é comum nos dias de hoje.
João 14:8,9 – “Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”
Nota:
O pedido de Filipe, de ver Deus, representa o desejo do coração humano, de todos os séculos.
Mateus 5:8,9 – “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;”
Nota:
Jesus não é Filho de Deus por criação ou por adoção, como os demais homens. Ele é o único da natureza do Pai. Mateus 3:17 – “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”
A Trindade, é o Deus Trino e Uno, isto é, um só Deus eternamente subsistente em três pessoas.
Nota:
A palavra tentar pode significar provocar.
Romanos 3:23,24 – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” (Grifo nosso)
Todos Pecaram
Romanos 5:12 – “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”
Maria está incluída em todos pecaram, e reconheceu a necessidade de um Salvador.
Lucas 1:46,47 – “Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;”
Nota:
Quem nasceu sem pecado, não necessita de Salvador.
Jesus Cristo nasceu sem pecado e é o Salvador.
Segundo nosso entendimento em João 1:1-5
Verso 1: - “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
1) É eterno, autoexistente antes de haver criação.
2) O Deus verdadeiro é Um só, Sua existência é eterna, mas sua comunhão também é dentro de um só Ser.
3) É divino: É o Verbo de Deus. O Senhor Jesus Cristo não se tornou Deus, Ele era Deus. Ele não foi redimido para remir os pecadores e não foi criado para criar o universo.
4) O Verbo encarnado, é a imagem visível do Deus invisível. Logo, no princípio era o Deus visível no interior do Deus Invisível.
Versos 3: - “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”
A glória do Filho é tal que UM cooperou com o OUTRO na criação.
Versos 4: - “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.”
O Senhor Jesus Cristo é a fonte de toda a vida e de toda a luz.
Versos 5: - “E a luz resplandece nas trevas.”
“O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou.” Mateus 4:16
Nota:
O Espírito Santo, é o Autor da vida. É o Espírito de Jesus, que batiza com o Espírito Santo e Fogo. Jesus que é o Caminho a Verdade e a Vida.
Mateus 3:16 – “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.”
Três pessoas distintas, mas em unidade divina, o que revela exatamente a doutrina bíblica da Trindade. É quando adoramos um só Deus na Trindade e a Trindade na Unidade. Não podemos confundir as Pessoas, separando-as.
Segundo o nosso entendimento, adoramos um só Deus eternamente subsistente em três pessoas. Jesus Cristo é o Deus Todo-poderoso. Único Deus Verdadeiro. Verdadeiro Deus e é também verdadeiro homem.
Nota:
O Senhor Jesus Cristo, é o Deus Invisível em sua própria natureza que se fez visível na nossa. Sendo imortal, não recusou as leis da morte cumprindo-as para nos conceder vida eterna.
João 17:20-23 – “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” (grifo nosso)
João 5:25-29 - “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; e deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.”
João 5:22,23 – “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.”
1 João 5:20 – “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (grifo nosso)
Nota:
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26
Nota:
Segundo o nosso entendimento, é quando o advogado se torna o Juiz e o juiz se faz Advogado.
Se o nosso advogado é o nosso juiz, pela Sua imensurável GRAÇA, seremos salvos se perseverarmos até o FIM. Se todo o contexto for pró-princípio. O princípio da Lei cumprida e da Graça estabelecida. O que em Jesus Cristo, tomamos posse do fim da Lei, e, da graça com sua continuidade. O que na realidade é a nossa comunhão com o Senhor Jesus Cristo, tanto na vida quanto na morte.
Romanos 14:8 – “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.”
Romanos 16:27 – “Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário