Pesquisar este blog

domingo, 3 de dezembro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 40 - A Suprema Autoridade Divina

 A Suprema Autoridade Divina

                                     (Jó 9:3-15)

INTRODUÇÃO

Num debate, o homem não poderia, sequer, responder a uma das numerosas perguntas que Deus lhe poderia apresentar, conforme lemos em Jó 9:3 e 15 - “³ Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder.”, e assim, Jó mesmo sendo justo, não ousa responder e apela para a misericórdia de Deus.  ¹⁵ A ele, ainda que eu fosse justo, não lhe responderia; antes, ao meu Juiz pediria misericórdia.”

Os atos divinos estão tão acima do poder humano, que não haveria base para uma discussão em pé de igualdade entre o homem e Deus. Jó 9:10 – “¹⁰ quem faz grandes coisas, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais, que se não podem contar.”

Nota:

O que, como Jó, muitos não entendem que nenhuma justiça humana tem valor perante Deus, e se Deus reduz a nada nossos esforços para purificar-nos, é para abrir-nos o verdadeiro caminho da justificação e da salvação eterna, mediante Jesus Cristo.

O que entendemos que somos pecadores que necessitamos de arrependimento, cujas atitudes são as da oração tanto no íntimo do coração, como nas ações exteriores. O que segundo nosso entendimento é o sal, caráter que conserva e luz do fiel testemunho que ilumina, dissipando as trevas.

Salmos 113:1-9 “¹ Aleluia! Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor. ² Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre. ³ Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do Senhor. ⁴ Excelso é o Senhor, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus. ⁵ Quem há semelhante ao Senhor, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, ⁶ que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra? ⁷ Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, ⁸ para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. ⁹ Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos.  Aleluia!

Nota:

Bendito seja o nome do Senhor – É a natureza revelada de Deus. Verdade que se encarna na pessoa do Senhor Jesus Cristo, como lemos em Hebreus 5:7-10 - “⁷ Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, ⁸ embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu ⁹ e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, ¹⁰ tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.”  (Grifo Nosso)

Aprendeu a obediência – Não implica em que o Senhor Jesus Cristo fosse pecador, mas que sua submissão no sofrimento da cruz foi íntegra e evidente. Sofrimento que é a obediência do unigênito Filho de Deus que pela ressurreição de sua morte aperfeiçoa a muitos.

Nota:

A morte é d’Ele e não Ele da morte. 1 Coríntios 11:26 - “²⁶ Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.(Grifo Nosso)

Romanos 6:8,9 “⁸ Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, ⁹ sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.” Jesus Cristo é a única fonte de vida eterna

Salmos 113:4-6 ⁴ Excelso é o Senhor, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus. ⁵ Quem há semelhante ao Senhor, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, ⁶ que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra?”

Nota:

Deus está separado de nós na Sua justiça e santidade, e, ao mesmo tempo, está ao nosso lado em amor e compaixão.

A glória de Deus também se revela na Sua ternura para com os necessitados, e nenhum dos quais, sofre sem Ele ver. É como o Senhor Jesus Cristo nos mostra a Graça do renascimento dos necessitados, erguendo do pó o desvalido.

O verdadeiro crente não busca proveito nas suas relações com Deus, e, sim deseja que somente o nome do Senhor Jesus Cristo seja glorificado através de seus atos, desejando uma vida pura obedecendo a Palavra de Deus, com a consciência limpa que é a herança dos seus servos.

Efésios 1:10-14 “¹⁰ de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; ¹¹ nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, ¹² a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; ¹³ em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; ¹⁴ o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” (Grifo Nosso)

Predestinados – Segundo o que entendemos, a igreja está predestinada a realização de grandes coisas alcançando o arrebatamento que se aproxima.

E Israel, ao reconhecimento do Senhor Jesus Cristo como o Messias prometido.

A igreja salva e remida na sua plenitude, é o corpo do Senhor Jesus Cristo e complemento d’Ele que é a cabeça. Amém.

João 16:33 “³³ Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Nota:

O segredo da verdadeira fidelidade ao Senhor Jesus Cristo é desconfiarmos de nós mesmos e termos inteira e absoluta fé n’Ele. Quando cuidamos estar em pé, é quando caímos. 1 Coríntios 10:12 “¹² Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.

Nota:

Não caia – Significa desqualificado. Viver fora da comunhão com Deus e poder contar com a segurança eterna, é enganosa tolice.

Há de se entender que o Senhor Jesus Cristo, é a única fonte da verdadeira paz; é em vão procura-la em outro canto ou meio.

 

Paz, descanso – Base humildade

Mateus 11:28-30 “²⁸ Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. ²⁹ Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. ³⁰ Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Grifo Nosso)

Isaías 40:31 “³¹ mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

2 Coríntios 12:9,10 “⁹ Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. ¹⁰ Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”

Nota:

O que fazia o Apóstolo Paulo sentir prazer nas fraquezas?

Este prazer vinha da certeza que todas elas contribuíam para o bem.

Filipenses 4:12,13 “¹² Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; ¹³ tudo posso naquele que me fortalece.”

Romanos 8:26 “²⁶ Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.

Nota:

 Gemidos inexprimíveis – É o Espírito nos animando, consolando e aconselhando como advogado de defesa em nossa causa, para não perdermos a esperança e regozijo na verdade com paciência.

 

O rei da soberba e o humilde Jó

Jó 41:34 “³⁴ Ele olha com desprezo tudo o que é alto; é rei sobre todos os animais orgulhosos.” ARA

Jó 41:34 ³⁴ Ele vê tudo que é alto; é rei sobre todos os filhos da soberba.” ACF

Jó 42:1-6 “¹ Então, respondeu Jó ao Senhor: ² Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”

Jó 42:5-6“⁵ Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. ⁶ Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário