Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

O Vale de Ossos Secos

 O Vale de Ossos Secos

(Visão de Ezequiel 37)

 Versos 1 e 2“Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos.”

            Nota:

Visão do caos e ruína que envolvia o povo de Deus. O Profeta Ezequiel foi levado a andar no meio e entorno das ruínas. Sequidão total.

Versos 3 “Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes.”

Nota:

O que aprendemos? Que é perigoso julgar a igreja ou todo o povo de Deus por um acontecimento ou fato isolado.

Versos 4 e 5 – Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis.

            O que entendemos sobre a Palavra do Senhor sobre o que secara. Palavra do Senhor, através de Ezequiel.

No Verso 27 “Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.”, está o que é a principal, entre as promessas divinas que Ezequiel, repete para o povo.

Segundo o que entendemos que a presença do Espírito Santo dentro do homem depende inteiramente da obra de Jesus Cristo que ainda estaria no futuro, conforme lemos em João 14:16,17“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

Nota:

O Espírito Santo, tomou o lugar do Senhor Jesus Cristo, limitado no espaço pela encarnação. Jesus era o visível do invisível, para nos enviar o invisível dentro do visível, onisciente e onipresente.

João 14:12“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

Nota:

O crente unido com o Senhor Jesus Cristo tem autorização de orar com a mesma autoridade no nome do Senhor; mas no mesmo tempo deve eliminar toda petição egoísta que não seja segundo a vontade de Cristo, conforme lemos em Mateus 6:10“venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;”, E em Marcos 14:36“E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.

Nota:

Vemos a profunda dependência do Pai, apesar de todo pavor e angustia, no momento fatal em que a penalidade, tão pesada, de todos os pecados do mundo, seria colocada sobe suas costas, conforme registro em Isaías 53:10“Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.

O Senhor Jesus Cristo ressuscitado, vive por toda a eternidade, e nos deu a oração como um alerta, urgente e relevante para vencer-se a tentação.

Apocalipse 1:17,18“Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

Em Ezequiel 37:1,2“Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos.”, vemos Deus neutralizar a personalidade do profeta para conceder-lhe uma revelação que nada contem de humano, “Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso.Ezequiel 37:7

Nota:

No vale de ossos secos havia mistura, todavia, pela palavra houve separação de um lado e ajuntamento pelo outro, o que confirma o poder da palavra profética que faz separação entre juntas e medulas, carne e espírito. Por mais secos que estejam os humanos, quando conseguimos fazê-los ouvir a Palavra de Deus, esta produz a fé que justifica e transfere o pecador da morte para a vida eterna. Deus odeia o pecado, mas ama o pecador e deseja salvá-lo e conceder-lhe as bênçãos que acompanham a justificação que são, paz, alegria e esperança como vemos em Romanos 5:1-5“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Ezequiel 37:10,11“Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados.

Nota:

Sepulturas, refere-se ao povo de Deus enterrado na Babilônia, que perdera a expressão política e religiosa. O que fica bem claro, que dar a vida aos que morrem dia a dia nos seus delitos, e a ressurreição dos mortos, pertencem ao Senhor Jesus Cristo com sua imensurável GRAÇA.

Encerro dizendo segundo o nosso entendimento, que podemos sentir os mesmos acontecimentos nos dias de hoje.

Um comentário:

Discernindo a Obra do Senhor.

A Mulher do Fluxo de Sangue Meditação          “E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todo...