Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de abril de 2024

Corpo, alma e espírito

Corpo, alma e espírito

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Hebreus 4:12

Gênesis 3:24 “E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Nota: Alma – É a parte imortal do homem em contraste com o corpo. O que pode existir dentro de um corpo e fora dele. Mateus 10:28 “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.(Grifo nosso)

Fazer perecer – Refere-se ao castigo eterno; afastado de Deus, a fonte vida eterna.

Como se torna necessário e sumamente importante entender e pôr em prática, que o lar e a igreja deve ser o lugar de todos convergirem para Cristo, fazendo desaparecer as divergências.

Hebreus 10:23-26 “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,”

Romanos 6:22-23“Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Nota: O pecado rompe nosso relacionamento com Deus, e somos jogados e distanciados de sua comunhão. O retorno é a confissão de pecados e dependência por completo daquele que se entregou por nós para que   sejamos capazes de nos recuperarmos de nossos fracassos espirituais.

1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Provérbios 28:13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”

Provérbios 29:23 “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.”

Romanos 8:1,2 – “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.”

Isaías 38:17 “Eis que foi para a minha paz que tive grande amargura, mas a ti agradou livrar a minha alma da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados.

Atrás – Na cruz do Calvário, isto é, para trás de Jesus, a cruz, foram lançados os nossos pecados.

A cruz com os nossos pecados ficou para trás. Jesus, está conosco todos os dias. E isso é a nossa esperança. Jesus Cristo morreu por nós, e nos ama com amor eterno e mediante sua imensurável graça, nos ajudará a andar com Ele e a criar raízes e nos firmarmos na fé.

Colossenses 2:6,7 “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.” (Grifo nosso)

Nota: A liberdade do cristão é condicionada pela sua relação com o Senhor Jesus Cristo, como cabeça e controlador da igreja como corpo de seus membros, se submetendo inteiramente a Ele. É assim, que podemos participar da Nova Ação Criativa de Deus, despojando o homem da imagem de Deus do Primeiro Adão, e renovada no Segundo Adão que é a perfeita imagem espiritual divina.

Deus deseja que realmente conheçamos a sua vontade. Ele a expõe de modo claro e simples; sem opção de múltipla escolha. Ele a apresenta em somente duas escolhas conforme lemos em Deuteronômio 30:15,16 “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje tem ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la.”

Deuteronômio 30:19 “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

Nota: A vida não é a mera extensão dos dias. Consiste em amar, obedecer e apegar-se ao Senhor, deixando de lado os seus próprios caminhos, arrependendo-se do desvio, envolvendo-se no retorno em plena obediência que resulta em amor renovado e restaurado.

A escolha certa pode não ser fácil, mas quando decidimos que a Palavra de Deus deve ser o nosso objetivo que nos guia e nos leva à verdadeira adoração em Espírito e em Verdade, o Senhor nos concederá a sabedoria para fazermos escolhas seguras para a vida.

 Palavra de Deus mais afiada e penetrante do que espada de dois gumes. Divisão da alma e do espírito.

Alma vivente – Pecado - Condenação e morte.

Espírito vivificante – Perdão – Absolvição, Graça e Vida.

Nota:

Alma – Substancia incorpórea, imaterial, invisível, criada por Deus à sua semelhança, fonte motora de todos os atos humanos.

É a parte imortal do homem em contraste com o corpo. Pode existir dentro de um corpo ou fora dele.

Sequência para o perdido: a) Corpo – Sepultura. b) Alma – Inferno. c) Espirito – Céu /Deus.

Sequência para o Salvo – a) Corpo – Sepultura (temporariamente). b) Alma e Espírito – Paraíso, aguardando o arrebatamento quando receberemos um novo corpo., semelhante ao de Jesus o modelo perfeito.

Apocalipse 6:9 “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

Apocalipse 20:4 “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. (Grifo nosso)

1 Tessalonicenses 5:23 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (Grifo nosso)

Nota: Segundo o que defendem alguns teólogos, Deus formou o homem do pó da terra – a parte material. Soprou e ele passou a ser alma vivente, que é a parte espiritual do homem, conforme lemos em Gênesis 2:7 “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Alma vivente – Se entende por pessoa, que é todo o ser dotado de inteligência, vontade própria e sensibilidade.

Outros teólogos defendem a opinião que o homem é composto de três partes. Corpo, alma e espírito. O que se confirma literalmente em Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

1 Tessalonicenses 5:23 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

 O espírito do homem é formado por Deus dentro do próprio homem - indivíduo, pessoa, como lemos em Zacarias 12:1“Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele.”  (Grifo nosso)

Nota: O corpo, a parte material do homem. A alma, a parte que o homem possui em comum considerando que todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus. O que foi e é a desobediência à Palavra de Deus, que terminam com a morte.

Morte – Existência eterna separada de Deus.

Sobre o espírito, segundo entendimento desse autor, é a parte imortal do homem, incluindo seu entendimento, sua vontade, sua consciência se submetendo à vontade de Deus. O que é a Nova Ação Criativa de Deus, o novo nascimento, cujo processo é:

Alma vivente – Natural humano – terra, dando lugar ao Espírito Vivificante, espiritual divino – Céu. O que é do transitório corruptível para o eterno incorruptível, no arrebatamento que cremos está muito próximo. Amém.

Encerrando

Tudo que recebemos que agrada a Deus, adorando-o em espírito e em verdade, tem como base solida a fé.

O que não provem da fé é pecado. Romanos 14:23 “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.

Nas palavras da Bíblia adquirimos a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não veem.

Sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Amém.

O que nos leva a um padrão mais elevado, vem de um princípio espiritual muito importante que é o tempo dedicado à Palavra de Deus que nos conduz à pessoa do Senhor Jesus Cristo, entendendo a sua misericórdia e a sua livre distribuição da graça.

Salmos 119:176 “Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.” O que encontramos a resposta e a solução em João 10:11 “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.João 10:15-18 – “Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discernindo a Obra do Senhor.

A Mulher do Fluxo de Sangue Meditação          “E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todo...